sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Romaria das Candeias começa hoje

No quinto dia de festa é realizado o momento mais bonito com uma procissão iluminada por milhares de velas ( Foto: Fabiane de Paula )
Juazeiro do Norte. Começa hoje a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, com o tema "No caminho do Romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia". Essa é a primeira Festa a ser realizada após o anúncio da Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero Romão Batista. Tida como uma das mais bonitas do calendário religioso da cidade. São esperadas, até o dia o do encerramento, em 2 de fevereiro, 400 mil pessoas.
Serão cinco dias de celebração com programação diversificada, incluindo missas eucarísticas, louvor, confissões, orações, shows, encontros com os romeiros e a tradicional Procissão das velas. O Santuário Nossa Senhora das Dores e Capela do Socorro serão, mais uma vez, os pontos de maior aglomeração dos fiéis.
No dia 2, estima-se que cerca de 100 mil romeiros seguirão o trajeto entre a Capela do Socorro e a Basílica Santuário, com velas acesas entre as mãos. Antes, os devotos recebem a tradicional Bênção do Santíssimo. "Com alegria, acolhemos todos os romeiros do Padre Cícero e da Mãe das Dores com votos de uma feliz e abençoada romaria", declarou o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva.
Porta Santa
A abertura da Romaria das Candeias terá um significado ainda maior em 2016. Na missa de hoje à noite, o bispo dom Fernando Panico abrirá a segunda Porta Santa da Diocese de Crato, agora na Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.
A celebração faz parte dos rituais do Ano da Misericórdia. O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi convocado pelo papa Francisco, por meio da Bula "Misericordiae Vultus" (O rosto da Misericórdia). Esta é a primeira vez que um Ano Santo é vivenciado fora de Roma, com a oportunidade de a Porta Santa ser aberta em Santuários que recebem muitos peregrinos, como a Basílica Nossa Senhora das Dores.
A primeira Porta Santa da Diocese de Crato foi aberta em 13 de dezembro de 2015, dia marcado na fé dos católicos da região pela comunhão com o papa e, também, porque dom Fernando Panico anunciou, na ocasião, a Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero, tão esperada pelos fiéis. A terceira e última Porta será aberta em abril.
Acolhida
Nos dias que antecederam a Festa da Luz, a Secretaria de Cultura e Romaria promoveu encontro com dirigentes de diversos órgãos públicos para traçar diretrizes de acolhimento aos romeiros. Segundo a titular da pasta, Marli Bezerra, "a intenção é buscar o melhor ordenamento possível, principalmente em setores como saúde pública, segurança, limpeza e assistência social". Ela ressaltou, ainda, que "as pousadas e ranchos terão maior fiscalização para averiguar a higiene e comodidade dos locais".
Origem
Padre Cícero foi o mentor da Romaria das Candeias. Segundo contam os religiosos, o patriarca de Juazeiro do Norte fomentou a realização de uma grande procissão de luzes, onde os romeiros saíam pelas ruas, conduzindo candeeiros e lamparinas, reverenciando Nossa Senhora.
Jaguaribe
A Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, padroeira deste município, localizado no Vale do Jaguaribe, iniciou, no último dia 23, os festejos religiosos em homenagem à padroeira Nossa Senhora das Candeias. A festa religiosa também prossegue até o dia 2 de fevereiro, quando acontecerá o encerramento, com missa solene e a realização da tradição procissão do andor com a imagem Santa pelas ruas da cidade. A Paróquia de Nossa Senhora das Candeias faz parte da Diocese de Limoeiro do Norte.
(Colaborou Donizete de Souza)
Mais informações:
Secretaria da Basílica de Nossa Senhora das Dores
Telefone: (88) 3511-2202
Secretaria de Cultura e Romaria Telefone: (88) 3512-3380

Nenhum comentário:

Postar um comentário