sábado, 27 de fevereiro de 2016

Deputados acertam roteiro de troca do PROS pelo PDT no CE

Cid Gomes conversa com deputados estaduais, secretários e outros sobre a programação de filiação deles ao PDT, no decorrer de março ( FOTO: JOSÉ LEOMAR )
O ex-governador Cid Gomes reuniu, quinta-feira à noite, na Assembleia Legislativa, vários deputados estaduais que trocarão o PROS pelo PDT, onde ele próprio já está juntamente com o seu irmão Ciro Gomes. As filiações dos deputados ao PDT acontecerá no próximo dia 3 de março. No partido já estão filiados, além do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, vários outros prefeitos do Interior e vereadores antes integrantes do PROS.
Cid acertou, também, que alguns eventos, além do maior em Fortaleza, na próxima semana, acontecerão no Interior, principalmente onde o partido tiver candidato a prefeito nas eleições de outubro próximo. Assim, além do simbolismo da filiação de Ivo Gomes no evento que acontecerá no Náutico Atlético Cearense dia 3 de março, um outro ato acontecerá em Sobral, ainda a ser definido, pois lá ele disputará a Prefeitura.
Ontem, na Assembleia, o deputado estadual Evandro Leitão, que participou da reunião da noite anterior, falou sobre a oficialização do ingresso dos deputados estaduais, federais, além da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho.
Respeitoso
De acordo com o líder do governo, que faz parte dos quadros do PDT, desde o ano de 2009, a definição se deu após reunião no gabinete da presidência da Assembleia com o ex-governador Cid Gomes, o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque, os deputados Sarto, Sérgio Aguiar, Manoel Duca, Mirian Sobreira, Robério Monteiro e Ferreira Aragão. Também participou os secretários estaduais Jeová Mota (Esporte) e Mirian Sobreira (Políticas sobre Drogas), além dos ex-deputados Sineval Roque e Marcelo Sobreira.
"Como pedetista há sete anos, posso garantir que eles estão entrando em um partido com ambiente respeitoso, que tem crescido demais nos últimos anos no cenário nacional", destacou Evandro leitão. No Ceará o PDT se torna o maior partido político do Estado, com grandes forças como os ex-governadores e ex-ministros Cid e Ciro Gomes, além do ministro das Comunicações, André Figueiredo. Com a migração, o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) deixa de existir na Assembleia.
Na reunião, também conforme afirmou Evandro, ficou definido que, na primeira quinzena de março, serão realizados encontros regionais para filiação de lideranças ao PDT, nos municípios de Sobral e Itarema, no dia 4; São Gonçalo do Amarante e Camocim, dia 12 e no dia seguinte, em Crateús. O grupo estará em Crato e Iguatu no dia 18 de março. "Serão eventos para filiação de outras lideranças que tenham interesse em entrar no partido 'brizolista'. Estamos muito felizes, alegres e de braços abertos para acolher todas essas lideranças, que se somarão a outras que já temos no nosso partido", analisou. No evento de Fortaleza, um jantar de adesão, os pedetistas vão aproveitar para angariar os primeiros recursos da campanha eleitoral na Capital.
Um dos que estão de bagagens prontas para desembarcar no PDT, o deputado Sérgio Aguiar, assim como já havia feito na semana anterior, fez questão de anunciar a ida para o novo partido. "Estamos indo com a certeza de estarmos fazendo a escolha certa, uma vez que seguimos a orientação de dois grandes líderes, que são os irmãos Ciro e Cid Gomes", declarou.
No mês de setembro do ano passado, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e mais de 40 prefeitos do Interior do Ceará se filiaram ao PDT, em evento promovido pelo diretório cearense do partido. Cid e Ciro Gomes assinaram filiação em momentos diferentes.
A ida do grupo liderado pelos irmãos Gomes tornará o PDT a maior bancada na Assembleia, com onze deputados. Ainda de acordo com Sérgio Aguiar, a comitiva desembarca em uma nova legenda, mas o apoio aos governos Camilo Santana e Dilma Rousseff serão mantidos durante as discussões na Casa. Para ele, o PDT é um partido "moderno", cuja maior referência é Leonel Brizola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário