quarta-feira, 27 de abril de 2016

Pega de Boi em Caririaçu


Foi realizado com muito sucesso no último domingo dia 24 de abril, no Sítio Anda Sol, na propriedade de Zeca de Bento, a segunda etapa do 1º Circuito de Pega de Boi de Caririaçu. O Evento que é realizado pela Associação dos Vaqueiros e Criadores de Caririaçu – Avacri  acontece de Abril a Novembro deste ano e contempla uma premiação de 15 mil reais, além da premiação local oferecida pelo dono da pega.
No último evento, que contou com a presença do prefeito João Marcos, que sempre prestigia e apoia a cultura rural e, principalmente a vaqueira, à equipe denominada de José Gomes, composta pelos vaqueiros, Pedro Albino, Xila, Anízio, Gafanhoto, João Paulo de Paulo Francisco e Ediglei conquistou o 1º lugar – 12 pontos - e a Equipe Cacimbas, dos vaqueiros Alan, Cícero Vaqueiro e Antônio Bem-te-vi, levou o 2º prêmio e somou 08 pontos. No próximo domingo o evento terá sequencia no Sítio Santo Antônio onde é esperado um grande número de vaqueiros.
Todas as pegas de boi no município são realizadas pela Avacri – Associação dos Vaqueiros e Criadores de Caririaçu e tem como apoio e incentivo, a Secretaria de Cultura do Município.
Um pouco da História da Pega de Boi
A Avacri - Associação dos Vaqueiros e Criadores de Caririaçu vem resgatando as pegas de boi no mato, uma atividade praticamente extinta no município. Nas propriedades de antigamente, o gado era criado solto na caatinga. A cada temporada ou fim de estação, os criadores organizavam o que eles chamavam de “pega de boi”. Uma festa onde se reuniam todos os vaqueiros da região para pegar o gado que vivia na solta e que seria marcado a ferro, castrado e conduzido para áreas onde os pastos existissem em maior abundância. Essa tarefa era difícil. Os animais viviam em áreas de mato fechado, cheias de espinhos e galhos secos. O exercício de capturar o boi no mato exigia do vaqueiro uma extrema perícia e coragem.
Com a criação da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Caririaçu o município serrano se tornou um dos maiores incentivadores dessa cultura em todo estado do Ceará.
Para o presidente Luiz Catingueira “a associação tem como papel principal a valorização da profissão de vaqueiro e o resgate da tradição e a autoestima do homem do campo”.
(Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário