sexta-feira, 22 de abril de 2016

PREFEITURA INVADIDA > MST protesta contra atraso no transporte e merenda escolar de Madalena


No protesto, alunos e membros do MST reivindicavam regularização da merenda e transporte escolar. (Foto: Facebook Marcelo Kaiowá)
Madalena. Cerca de 50 manifestantes do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam, nas primeiras horas da manhã da última quarta-feira (20), a sede da prefeitura deste município, na região do Sertão Central. Eles reivindicavam a regularização da merenda escolar e do transporte escolar para alunos de duas comunidades da zona rural. O protesto aconteceu de forma pacífica.
Com faixas e bandeiras, os manifestantes tomaram de conta da repartição e cobravam uma reunião com o prefeito, Zarlul Kalil, para cobrar a regularização do salário das empresas que realizam o transporte escolar do municípios. Conforme os líderes do movimento, o salário de março, ainda não foi pago. Em sua página no facebook o representante do MST, Marcelo Kaiowá Matos, denunciou que alunos das escolas do assentamento 25 de maio e João sem Terra, estariam sem aulas já há 15 dias.
4Às 11 da manhã, o prefeito de Madalena, juntamente com o secretário de educação, João Filho, e o secretário de financias, Marcondes Lima, representantes do Centro Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 12 e coordenadores das escolas, se reuniram com membros do movimento e com pais de alunos.
O secretário de financias esclareceu que o atraso no pagamento às empresas de transporte escolar, ocorre porque o Governo do Estado ainda não realizou o repasse de R$ 86 mil para que o 3município possa regularizar a situação. A Prefeitura deve entrar com uma contrapartida de R$ 70 mil, valor que, segundo o secretário, já está garantido. “Até sexta-feira (22), segundo a Crede 12, esse recurso estaria na conta da prefeitura. Assim que isso acontecer, nos fazemos o pagamento”, declarou Marcondes Lima.
Sobre a merenda escolar, Marcondes esclareceu que um problema com o fornecedor impediu que a entregue fosse feita em tempo estipulado às 21 escolas do município. “Foi uma dificuldade operacional. Toda a quantia correspondente ao valor gasto com a compra de alimentos para a merenda, já está no almoxarifado da prefeitura e será distribuída para as escolas”.
A reunião terminou às duas da tarde.
______
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.
Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou ainda pelo email: diariosertaocentral@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário