segunda-feira, 20 de junho de 2016

Quixadá tem plano para Aedes aegypti

Quixadá. Um novo plano de emergência frente aos casos de dengue e febre chikungunya neste Município foi elaborado por técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em conjunto com a Secretaria da Saúde da cidade. O plano é um dos trabalhos desenvolvidos pelos quatro técnicos que estiveram em Quixadá da última segunda (13) até a última sexta (17), após uma solicitação atendida pela Sesa.
A implantação das novas ações teve a orientação de técnicos do Núcleo de Controle Vetorial (Nuvret) e da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom).
A aquisição de um novo tipo de larvicida e a permanência do carro fumacê na cidade por mais duas semanas, integram as ações implementadas.
O objetivo inicial é fechar clinicamente os casos suspeitos das arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. "Por uma recomendação do Laboratório Central (Lacem) vamos otimizar o diagnóstico dos nossos pacientes e aumentar a investigação de novos casos de chikungunya", afirmou a subsecretária de saúde do Município, Bruna Bezerra.
Capacitação
Os agentes de endemias vão trabalhar tendo como base um novo plano de entomologia que visa adequar às ações. "Eles vão entrar com as bombas focais dentro das casas", disse Bruna. De acordo com a subsecretária, 80% das casas de Quixadá apresentam focos do mosquito.
Para tratar a situação, a equipe recebeu uma espécie de curso de oratória para convencer os moradores a serem responsáveis pelo trabalho de combate aos focos dentro de casa. "Houve um curso na Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) onde eles foram treinados a convencer a população a cuidar do seu próprio quintal, já que esse é um dos nossos problemas", acrescentou.
De acordo com a Prefeitura de Quixadá, o retorno dos profissionais da Sesa, previsto para daqui a 30 dias, dependerá do resultado das metas estabelecidas através das ações. Na última semana o prefeito João Hudson esteve em Fortaleza para solicitar mais uma vez o apoio do Exército, mas ainda não há uma confirmação de quando os homens devem chegar.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Sesa, divulgado na última sexta, Quixadá concentra 2.552 casos de dengue notificados. Do início de junho até a data do boletim, o município notificou 186 novos casos, o que faz dele com o maior número de notificações da região. O número de casos confirmados saltou de 63 no início do mês para 83, conforme o último boletim. No entanto, a cidade com o maior número de casos confirmados é Itatira, com 136 diagnósticos. Já os números de notificações de chikungunya chegaram a 1.172 na última sexta, com 54 casos confirmados, números que colocam a cidade também como primeiro lugar em confirmações de casos.
Conforme os dados da Sesa, em todo o Ceará existem 56.631 casos notificados de dengue, sendo 14.524 já confirmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário