quinta-feira, 28 de julho de 2016

Canindé celebra 800 anos do 'Perdão de Assis'

A festa marca o início do ciclo de romarias que, a partir do dia 2 de agosto, devem seguir até o início de fevereiro de 2017 ( Foto: José Avelino Neto )
Canindé. O Santuário de São Francisco das Chagas, deste Município da região central do Ceará, localizado a 158Km da Capital, se prepara para celebrar com festa os 800 anos do Perdão de Assis. A celebração acontece no próximo dia 2 de agosto. Para comemorar a data, o Santuário organiza uma programação com missas e procissão pelas principais ruas da cidade.
A data, que também leva o nome de Indulgência da Porciúncula, é festejada em todas as igrejas franciscanas. "Aquele lugar é emblemático, é um lugar de encontro com Deus e aquilo que o homem deve ser, que é um instrumento de paz nesse mundo. É esse sentido que queremos lembrar com a festa", diz o frei Marcone Lins, pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé.
De acordo com a organização da festa, a celebração do oitavo centenário do Perdão de Assis acontece em "feliz e providencial" concomitância com o Jubileu extraordinário da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco, de oito de dezembro 2015 a 20 de novembro de 2016.
Programação
Na programação para festejar a data, o Santuário vai celebrar duas missas, uma no Mosteiro do Santíssimo Sacramento, na manhã do dia 2, e outra às 19h, na Basílica. A celebração será transmitida ao vivo pelo canal católico Rede Vida de Televisão.
Já para o período da tarde, a organização prepara uma caminhada, saindo da Igreja das Dores até a Basílica, passando pelas principais ruas do Centro da Cidade. Antes da missa, segundo o frei Marcone Lins, jovens da Pastoral da Juventude preparam uma encenação sobre a visão que São Francisco em 1216, "para que as pessoas entendam o sentido religioso do momento", ressalta o frade.
A festa marca o início do ciclo de romarias que, a partir do dia 2 de agosto, deve seguir até o início de fevereiro de 2017. Apesar de ser um local de movimentação constante de devotos de São Francisco, o religioso explica que a festa já foi mais expressiva no passado. "Canindé é um lugar de nutrir a fé e sobretudo em momentos como esse que é um momento muito emblemático, então, esperamos resgatar este público, que foi se perdendo com os anos", disse Marcone.
Durante a missa, haverá o lançamento oficial do cartaz e do esquema de divulgação da festa de São Francisco das Chagas deste ano, que deve acontecer somente em novembro, por conta do período político.
FIQUE POR DENTRO
Indulgência de Cristo por meio de Francisco
Segundo a Igreja Católica, o Dia do Perdão de Assis teve sua origem a partir de uma visão de Francisco, no ano de 1216, enquanto ele rezava em uma noite na Igreja da Porciúncula, próxima à cidade de Assis, na Itália. Enquanto fazia suas orações, o local ficou iluminado e Francisco teria visto, sobre o altar, Jesus Cristo e sua mãe, Nossa Senhora, rodeada por uma legião de anjos.
Durante sua visão, Cristo teria perguntado a Francisco o que ele desejava em prol da salvação das almas. O religioso teria, então, pedido que todos quantos arrependidos e confessados estivessem, tivessem concedido o amplo e generoso perdão, acompanhado da completa remissão de todas as culpas.
Francisco procurou um padre, a quem teria confessado o fenômeno. Ele teria acreditado e autorizado Francisco a comunicar de sua visão ao povo do lugar. Ele, então, reuniu os moradores da região e anunciado à indulgência plenária, nome dado ao perdão divido concedido por Cristo ao povo por meio de Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário