quarta-feira, 27 de julho de 2016

Fora da Capital, siglas fecham apoios e realizam convenções

Às vésperas do início do período de campanha eleitoral, não é só em Fortaleza que os partidos acertam as últimas articulações para lançar seus candidatos à disputa de outubro próximo. Nos outros quatro municípios cearenses com maior densidade eleitoral fora a Capital, postulantes ao cargo de prefeito já oficializam candidaturas nas convenções partidárias e fecham estratégias para o pleito municipal. Juntos, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral somam mais de 642 mil eleitores.
Estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) apontam que Caucaia e Juazeiro do Norte têm 213 mil e 160 mil eleitores, respectivamente. O eleitorado das duas cidades é menor apenas que o de Fortaleza, onde 1,6 milhão de pessoas estão aptas a votar. No entanto, apenas Caucaia, além da Capital, tem possibilidade de definir o prefeito em eventual segundo turno, uma vez que apenas os dois municípios possuem mais de 200 mil eleitores.
Na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, onde nem todas as convenções já têm datas definidas pelos partidos, nenhum nome, até o momento, é dado como candidato oficial. Na ala dos cotados, porém, estão figuras bastante conhecidas no município. O deputado estadual Naumi Amorim, por exemplo, deve concorrer à Prefeitura pelo PMB, com o apoio do grupo que é formado por PDT, PSD e PT.
Da Câmara dos Vereadores, estão dispostos a tentar ocupar o cargo majoritário o atual presidente da Casa, Sílvio Nascimento (PP), e Eduardo Pessoa (PSDB), que já presidiu a Câmara Municipal. A convenção do PP está marcada para o próximo sábado (30). O PSDB ainda não fechou data para a convenção.
Também indefinida está a situação do PSB no município. Já foi cogitada possível candidatura do deputado federal Danilo Forte. Ele nega a possibilidade e, agora, os holofotes estão voltados para eventual apoio da legenda à Naumi, com a indicação da esposa de Danilo, Valéria Forte, para o cargo de vice na chapa.
Além destes nomes, há, na disputa, o nome de Daniel Gadelha (PSOL). Também postulam a Prefeitura o presidente municipal do PTC, Hipólito Índio, e Baiano Ximenes (REDE).
Juazeiro do Norte
Já em Juazeiro do Norte, além do atual prefeito, Raimundo Antônio de Macêdo (PMDB), conhecido como Raimundão, há pelo menos outros oito pré-candidatos. O PSDB, segundo o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, ainda está indeciso sobre o nome que lançará. A concorrência interna está entre o comunicador Normando Sócrates e o ex-deputado federal e ex-prefeito Manoel Salviano.
Além de Raimundão, estão certas as candidaturas do empresário Gilmar Bender, que será oficializada pelo PDT no próximo dia 3 de agosto; e do militante Demontieux Fernandes, pelo PSOL. O PSB lançará para a disputa o radialista Francisco Fabiano, enquanto Vasques Landim disputará pelo PR. Pelo PSD, concorrerá Geovane Sampaio; e pelo PMB está cotada a empresária Helaine Mendonça.
Já no PT, de acordo com o presidente estadual da sigla, Francisco de Assis Diniz, ainda há indecisão se o nome do ex-prefeito e suplente de deputado estadual Manoel Santana estará nas urnas. Segundo o dirigente, a situação do petista está indefinida porque envolve necessidade de diálogo com partidos como o PTB, do deputado federal Arnon Bezerra, outro entre os cotados para a disputa.
Maracanaú
Em Maracanaú, os 138 mil eleitores vão se deparar, ainda que indiretamente, com uma disputa entre ex-administradores municipais: Júlio César Costa Lima e Roberto Pessoa. O primeiro estará representado no pleito pelo filho, o deputado estadual Júlio César Filho (PDT). O segundo vai concorrer como candidato a vice-prefeito na chapa do sucessor, Firmo Camurça (PR).
Eles devem ser os únicos candidatos. Júlio César Filho agendou sua convenção para a noite do dia 1º de agosto, na quadra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Maracanaú. De acordo com o pedetista, estão fechados com ele PHS, PEN, PV, PRTB, PTC, PSB, PP e PRP.
Firmo Camurça, por sua vez, realizará convenção na tarde do domingo (31), no Ginásio Poliesportivo Carlos Alberto Portela, na Pajuçara. Segundo a coordenação de campanha do republicano, pelo menos 14 partidos farão parte da coligação. A relação ainda não foi divulgada por estar em processo de definição.
Sobral
Quarto na relação de municípios com maior eleitorado no Ceará, Sobral, que possui 131 mil eleitores, terá, até o momento, quatro candidatos. O PSOL foi o único que já realizou convenção e oficializou a chapa liderada pelo enfermeiro Edmílson Moreira.
Pelo PDT, embora o deputado estadual Ivo Gomes opte por manter segredo, a confirmação de que ele representará a sigla nas urnas é do próprio presidente estadual do partido, André Figueiredo. Em convenção no dia 5 de agosto, conforme o dirigente, será assinalado o nome do mais novo dos irmãos Ferreira Gomes junto a praticamente toda a base aliada do governador Camilo Santana.
Com datas ainda indefinidas para a realização de suas convenções, PSDB e PMDB devem apostar em nomes próprios para o pleito. Os tucanos pretendem eleger o servidor público aposentado Dr. Guimarães, enquanto a esperança dos peemedebistas está colocada no deputado federal Moses Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário