segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Urca expõe obra de artista plástico cratense

Lançado na última sexta-feira (28), no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), o livro catálogo da exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’. O evento contou com a presença do artista plástico, autor das 58 obras expostas em espaços do campus do Pimenta e na Encosta do Seminário. A informação é da assessoria de comunicação da Urca.

A população poderá contemplar o trabalho do artista cratense, com projeção internacional. Aproximadamente mais de 10 mil pessoas passaram pela exposição. Na ocasião, o artista foi agraciado com o Diploma do Mérito das Artes Plásticas Vicente Leite, pela Câmara Municipal do Crato, entregue pelo memorialista, Huberto Cabral.

O lançamento contou com a presença do Reitor da Urca, professor Patrício Melo, pró-reitores, professores, alunos e servidores da Instituição, além de convidados e o representante do Banco do Nordeste (BNB), Sérgio Linhares. Durante a solenidade, a curadora da exposição, Dodora Guimarães, esposa de Sérvulo, disse que a obra ‘Pirâmides’, exposta na área da Encosta do Seminário, será doada ao Município, para ser cuidada com carinho pelos cratenses, como um legado de amor do artista pela sua terra natal. 
Lançamento da exposição no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Foto: Reprodução)
Outra escultura sua, que se encontra de frente do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, será recuperada. Além de mais uma, a ser repassada para a Urca, que realizou uma das mais importantes exposições de artes plásticas na história do Crato. Toda a estrutura montada nas áreas onde estão às obras permanecerá para atividades dos alunos do curso de Artes Visuais da Instituição.

Segundo a curadora, essa é a exposição dos sonhos de Sérvulo Esmeraldo, além da parceria da Urca, através do apoio da Pró-Reitoria de Extensão - Proex, Governo do Estado e Instituto Sérvulo Esmeraldo. Conforme Dodora haverá continuidade da parceria noutros projetos. “Saímos dessa experiência mais felizes e mais ricos pelo convívio com esse grande amor do Sérvulo pelo Crato. Poucas pessoas amam tanto a sua terra quanto ele”, afirma a curadora.

Emocionado, o artista lembrou de Martins Filho e sua importância, que, segundo ele, deve ser lembrada, por ter criado 18 universidades, inclusive as públicas cearenses. Ressalta a relevância, tanto do ponto de vista cultural, como também para a divulgação das artes e dos artistas. “Hoje em dia não é fácil criar uma universidade. Nunca foi. Mas naquela época foi uma briga, no bom sentido. E assim foi feito pelo cearense Martins Filho”, afirma. 

Patrício Melo agradeceu a oportunidade da Universidade estar envolvida no projeto e realizar, em 30 anos, a principal exposição já vista na URCA e a mais importante que o Crato recebeu. “Poderia chamar linha de afetividade. Se traduziu em afeto, numa honra jamais sentida pela Universidade“, pontua. Para ele, a academia cumpriu o seu papel e ressaltou que a convivência da comunidade acadêmica, sociedade, estudantes de outras instituições, foi de uma importância que transcende o local. O reitor também agradeceu a todos os envolvidos no projeto e finalizou ao destacar que a exposição despertou mais a Universidade para o convício com a arte.

SERVIÇO
Exposição Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato
Data: Em cartaz até 31/10/2016
Local: URCA – Universidade Regional do Cariri - Campus Pimenta – Rua Cel. Antônio Luís, 1161 – Pimenta - Crato (CE) e Encosta do Seminário, em frente ao Seminário Diocesano São José.
Visitação: Até 31 de outubro, de segunda a sábado, das 08h às 21 horas.
Exposição com visitas guiadas com monitores: das 08 às 11h; de 14 as 17 e de 18h30 às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário