terça-feira, 29 de novembro de 2016

Abertura do HRSC sofre novo atraso por burocracia

Image-0-Artigo-2166722-1
O Hospital Regional do Sertão Central foi inaugurado pelo governador Cid Gomes em dezembro de 2014 e ainda não atende a população. ( Foto: Eduardo Queiroz )
Quixeramobim. O atraso no funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), construído neste Município ganha mais um capítulo segundo denúncias feitas por vereadores deste Município de que a empresa responsável por gerir o HRSC não teria entregado documentos a Prefeitura expedir o alvará de funcionamento.
A sede estaria equipada e pronta, como já mostrou o Diário do Nordeste em outras reportagens. Mas o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), empresa contratada para administrar o Hospital, ainda não teria entregue o alvará sanitário e o certificado do Corpo de Bombeiros. Uma dívida referente a Imposto Sobre Serviços (ISS) que a empresa teria deixado de pagar à prefeitura, também estaria gerando o impasse.
Os moradores de Quixeramobim voltam a se revoltar. Para a doméstica Cleide Barbosa Nunes, 37, a situação representaria um descuido das autoridades. "Hoje, com essa crise, a gente não tem dinheiro pra nada, muito menos pra pagar uma consulta particular se a gente precisar. Porque o hospital daqui faz pouca coisa, tem um hospitalzão desse aí e ninguém cuida em abrir pra atender a população. Isso é um descaso", aponta.
O Diário do Nordeste mostrou, recentemente, o drama vivido pelos moradores de Quixeramobim com o HRSC ainda sem atender nenhum paciente. No fim deste ano, a unidade fará dois anos de inaugurada, mas ainda não cumpre seu principal papel: servir a população. A construção custou quase R$ 150 milhões e permanece fechada.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) o funcionamento da unidade segue um cronograma dividido em quatro etapas. A primeira delas, constituída pela convocação do setor administrativo dos aprovados na seleção, já aconteceu. O cronograma prevê o funcionamento pleno do hospital no fim de abril de 2017, mas os impasses sinalizam para um adiamento dos prazos.
Em nota, o ISGH informou que "a Certificação de Conformidade do Corpo de Bombeiros (N° 71784) e a Licença Sanitária (2642.2016/11) já foram expedidas" na semana passada. Outro documento, a "licença para Localização e Funcionamento do HRSC, requerida no dia 27 de outubro de 2016, por meio do Processo Administrativo N° 115/2016, encontra-se em fase de processamento na Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura de Quixeramobim"

Nenhum comentário:

Postar um comentário