terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Servidores da UFCA encerram greve após quase dois meses

Juazeiro do Norte. Os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) retornam às atividades ontem, dia 19, após encerramento da greve que já durava quase dois meses. A decisão foi tomada durante assembleia realizada no último dia 14, no campus Juazeiro do Norte da UFCA.
Em nota, o coletivo local de greve dos servidores técnico-administrativos da UFCA afirmou que “o movimento paredista esteve alicerçado no descumprimento do acordo de greve estabelecido em 2015 e no posicionamento contra a Proposta de Emenda Constitucional no 55 (PEC 55) apresentada pelo atual governo federal”.
De acordo com os servidores, mesmo diante do forte movimento nacional de combate à PEC 55 e a outras medidas do governo, os servidores técnico-administrativos tinham ciência da dificuldade de barrar a Proposta. “No entanto, compreendia-se a importância de haver posicionamento e resistência, e a greve foi o instrumento encontrado para tal”, acrescenta a nota.
Ainda de acordo com o informe, nos dias de greve, foram realizados debates, assembleias, oficinas, reuniões, visitas aos setores, e houve participação nas atividades organizadas pelos estudantes do Movimento Ocupa UFCA. “Além disso, os técnicos participaram de atos e manifestações nas ruas de Juazeiro do Norte e Brasília, e de sessão popular na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte”.
Após o encerramento da greve, os servidores pretendem “dar continuidade às atividades que promovam o diálogo entre estudantes, técnicos, docentes e a comunidade externa, no que concerne às políticas nacionais que afetam o cotidiano da UFCA, pois acreditamos que pensar o mundo é pensar a universidade, e que pensar a universidade é criar um novo paradigma de mundo”.
Os técnico-administrativos estavam de greve desde o dia 1° de novembro, após decisão em assembleia realizada no dia 27 de outubro, no pátio do campus Juazeiro do Norte.
Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018 

Nenhum comentário:

Postar um comentário