segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Ibiapaba: com chuva intensa, lama invade casas em São Benedito

São Benedito- CE; bairro da periferia de São Benedito teve casas invadidas pela água da chuva nesse sábado, 28 (Foto: Blog Netcina).

São Benedito- CE; bairro da periferia de São Benedito teve casas invadidas pela água da chuva, nesse sábado, 28 (Foto: Blog Netcina).

Sobral- De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pelo menos 38 municípios cearenses receberam chuvas neste domingo (29), sendo Jati, localizado na microrregião de Brejo Santo, o de maior expressividade, com 54 mm, seguido de Chaval (40 mm) e Martinópole (30 mm), ambos da região Norte do Ceará, que também teve mais cinco municípios, entre os dez, na lista dos de maior aporte pluviométrico, até o momento.
O posto de coleta pluviométrica de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, recebeu 26 mm no dia de hoje, mas ontem não informou à Funceme, a chuva desse sábado (28) que, de acordo com moradores, teria durado, em média, 30 minutos, com ventos e trovões; o que trouxe transtorno para os residentes do Sítio Pimenteira II, bairro daquele município.
Nos relatos há informações de que no ano passado o acesso ao local havia passado por terraplanagem e que receberia calçamento, mas como o serviço não foi finalizado, todo o barro escorreu com a chuva e acabou entrando nas casas. A falta de saneamento e a criação de porcos em local aberto, seriam dois problemas que agravaram ainda mais a situação com a invasão da água, que trouxe dejetos de animais para dentro das moradias.
No decorrer do dia, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas na faixa litorânea e na serra da Ibiapaba. Na região Jaguaribana, há possibilidade de chuva. Para a segunda (30), a previsão é de nebulosidade variável com chuvas na faixa litorânea e no centro-sul do Ceará, ao longo do dia. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário