sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Polícia prende quadrilha e evita chacina em Horizonte

Draco
Os policiais foram recebidos com tiros pelos criminosos e reagiram, ferindo um suspeito ( Foto: Fabiane de Paula )
A Delegacia de Repreensão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil, evitou uma chacina e prendeu uma quadrilha que tinha recebido ordens de dentro de um presídio cearense, partindo de integrantes da facção criminosa Família do Norte (FDN), para cometer os assassinatos, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na última quarta-feira (25). Os resultados da operação policial foram apresentados nesta sexta-feira (27), em coletiva de imprensa.
O delegado titular da Draco, Osmar Berto, afirma que os policiais conseguiram intervir na ação criminosa devido à investigação permanente que a Polícia mantém sobre esses grupos. "A gente faz um acompanhamento dessas facções criminosas, de como elas se organizam e qual a atuação delas no Estado. Chegou ao nosso conhecimento que eles estavam se preparando para invadir uma localidade dominada pelo tráfico, de uma facção rival, e iam matar quem estivesse pela frente", completa.
De acordo com o delegado adjunto da Draco, Adriano Félix, os policiais monitoravam a quadrilha há 10 dias. Na última quarta (25), a composição policial presenciou o veículo utilizado pelo grupo, um Fiat Palio roubado, se deslocando para o ponto de tráfico de drogas rival, na localidade de Diadema, e resolveu realizar a abordagem.
Os policiais foram recebidos com tiros pelos criminosos e reagiram, ferindo o suspeito Francisco Nivaldo Felipe do Nascimento, 31, com quatro tiros. Ele foi preso, socorrido e levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, onde está com o quadro estável, sob escolta policial.
Além de Francisco Nivaldo, que estava sendo monitorado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) através de uma tornozelereira eletrônica por outros crimes que já o tinham levado à cadeia, a Draco prendeu Júlio César da Silva Pessoa, 30, e Gustavo Cerciano de Sousa, 22. Já o suspeito Lázaro Rufino da Silva, 21, que também estava no veículo, fugiu e está sendo procurado pela Polícia. Com o bando, foram apreendidos duas pistolas (uma Ponto 40 e outra calibre 380), um revólver calibre 38 e três balaclavas.
Em seguida, a Draco realizou diligência até o bairro de Buenos Aires, também em Horizonte, e encontrou uma residência que servia de ponto do tráfico de drogas e de refúgio para o bando que cometeria a chacina. No local, a Polícia encontrou e apreendeu pequenas quantidades de cocaína, maconha e crack, além de pó branco. Lidiane Carvalho da Silva, 21, que estava na posse da droga, foi presa em flagrante. Segundo o delegado Osmar Berto, o companheiro da mulher, Nataélson Brito de Vasconcelos, 28, tem ligações com a quadrilha presa e também está sendo procurado.
Francisco Nivaldo (que tinha antecedentes criminais de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma), Júlio César (tráfico de drogas e porte ilegal de arma) e Gustavo Cerciano foram autuados por organização criminosa, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e porte ilegal de arma. Já Lidiane da Silva irá responder por tráfico de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário