segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Prefeito de Juazeiro Norte dá boas-vindas aos romeiros, durante abertura da terceira maior festa religiosa da cidade

Aberta na noite deste domingo, 29, a terceira maior romaria de Juazeiro do Norte. A festa de Nossa Senhora das Candeias acontece até o dia 2 de fevereiro, quando ocorre a grande procissão, em louvor à santa da grande devoção romeira. A missa oficial de abertura contou com a presença de milhares de romeiros e católicos da região, e foi celebrada pelo Padre Rocildo Alves, Chanceler da Diocese, além de concelebração do Pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Cicero José. Pela primeira vez foi realizada procissão de abertura, com saída da Rua do Horto, e hasteamento das bandeiras, na Basílica da Nossa Senhora das Dores.
O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, em nome dos juazeirenses, agradeceu aos romeiros que visitam a cidade durante a romaria. “Sejam muito bem-vindos, queridos romeiros construtores de Juazeiro do Norte”, disse. Ele ainda destacou que a pretensão é poder oferecer os melhores serviços, na recepção ao povo romeiro. “Estou iniciando uma administração e queremos fazer de Juazeiro a cidade que cada romeiro precisa, e que seja bem tratado, bem recebido, tendo um lugar para se alimentar, se tratar, colocar os seus veículos, e os fretantes cada vez mais se estimulem a visitar, a divulgar essa nossa queria cidade”, ressaltou.
Plano de Ação para a romaria
Vestidos com coletes especiais para os serviços durante a romaria, o secretariado do Governo Municipal inicia com o fortalecimento das ações em prol da melhor estruturação das festividades religiosas, por meio da coordenação da Secretaria de Turismo e Romaria. O Prefeito apresentou a equipe de secretários, que estará executando o Plano de Ação, que contempla as áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Trabalho, Segurança, Meio Ambiente e Serviços Públicos, além de outros setores, dedicando atenção aos visitantes, nesse período. Nas ações, foram ampliados diversos serviços, a exemplo do aumento no número de pontos de atendimentos à saúde, com cinco postos e suas respectivas equipes.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos realizou a desobstrução de área no entorno da matriz, atendendo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), do Ministério Público, e estará atuando com orientação e fiscalização durante o período. A Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) estarão intensificando os serviços, com Polícias Civil e Militar, além de reforço. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho contará com equipes dos diversos projetos atuando, a exemplo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET), que estará distribuindo café-da-manhã para crianças e adolescentes, além de orientar e acompanhar às áreas nos locais de grande fluxo, comércio, com as equipes dos conselhos da Criança e do Adolescente e Tutelar.
Pároco destaca fortalecimento
O Padre Cícero José destacou o apoio que vem recebendo da administração, para efetivação dos serviços. Ele afirma que os romeiros estão sentindo o carinho e ressaltou o fortalecimento dos trabalhos, a partir desse primeiro momento. O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, reafirma todo o acompanhamento que estará sendo feito durante o período, para que, nesse primeiro momento, o Plano de Ação da Romaria seja desenvolvido com sucesso, sendo esses os primeiros passos de um projeto de reestruturação permanente de atendimento às romarias de Juazeiro do Norte.
“Tenho certeza que Padre Cícero, quando começou Juazeiro, iniciou sua construção, ele sabia que encontraria, em cada afilhado seu, a certeza da continuidade, em busca da perfeição de servir o Juazeiro do Norte”, completou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário