sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Folia momina percorre litoral, serras e sertão do Estado

Camocim, no Litoral Oeste, promete repetir a agitação de anos anteriores ( Foto: Bruno Barbosa )
00:00 · 24.02.2017 por André Costa / Sucursais - Colaborador
Já está tudo pronto para milhares de foliões pularem Carnaval por todas as regiões do Estado, a partir de hoje. Nos próximos quatro dias, cores e ritmos se misturam e tomam as ruas de dezenas de cidades na festa que é considerada a mais animada do ano. Do sertão ao litoral, o reinado de Momo promete levar a alegria para os brincantes e incrementar a economia dos municípios.
Com aproximadamente 20Km de costa e praias de beleza singular, Paracuru, a 84Km de Fortaleza, no Litoral Oeste, une cenário paradisíaco aos agitos do Carnaval, um dos mais animados do Ceará. A festa começa amanhã, na praça de eventos da cidade. Os foliões se encontram a partir das 15h para o tradicional "mela-mela", com a participação de DJs. A folia acontece todos os dias na Praia do Ronco do Mar. A programação conta, ainda, com apresentações das bandas Versátil, Zanzibar, Banda Zanzar, Brasas do Sertão, Nataly Vox, Timbaleira, Xotinho Bom e o cantor Andrezim, às 22h.
A festa contará com 32 guardas municipais para orientar o trânsito. Quatro ambulâncias estarão posicionadas em pontos estratégicos. Uma ambulância do Corpo de Bombeiros com paramédicos, e mais um veículo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará de prontidão. Para garantir a segurança dos banhistas, 15 guarda-vidas estarão distribuídos na orla marítima das 8h às 17h, todos os dias.
Segundo a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio ambiente, os hotéis e pousadas do município encontram-se com 65% dos quartos alugados. "É fato que o Carnaval de Paracuru é reconhecido como um dos melhores do Estado. Sendo assim, o evento agrega muito à economia da cidade, gerando benefícios sociais e econômicos", ressaltou o secretário, Ricardo Azevedo, que não quis entrar em detalhes sobre o custo neste ano para a festa. "Diante da crise financeira que o País enfrenta, resolvemos fazer uma festa com gastos reduzidos, mas com a mesma alegria e o brilho de um dos maiores carnavais do Ceará", garantiu.
Com o tema "Carnaval de Camocim: mais que Paixão, é Tradição", esta cidade, também no Litoral Oeste, abriu os festejos ontem, com a "Festa de Carnaval das Crianças" e o "Baile da Melhor Idade". De amanhã até terça-feira, a orla será tomada pelos foliões com o "mela-mela", sempre a partir das 16h, na Pracinha do Amor. Na Praça de Eventos do Odus, também na orla, mais de dez bandas farão a festa com início às 22h. DJs farão o diferencial com o eletrônico.
O tradicional Carnaval de Aracati, no Litoral Leste, também será animado por várias bandas. A folia atrai milhares de brincantes e começa nesta sexta-feira, com a Banda Patrulha e Solteirões do Forró. Amanhã, quatro bandas fazem a alegria dos foliões. No domingo e na segunda-feira, outras seis atrações, com destaque para Forró Real, Márcia Freire, Luís Marcelo e Gabriel. A festa será encerrada na terça-feira, com Gabriel Diniz e Márcia Freire. Durante o dia, haverá Carnaval Cultural, com ritmos antigos, nas praias de Majorlândia e Canoa Quebrada.
Beira-rio
No centro do Estado, a maior concentração de brincantes é esperada em Banabuiú. Estima-se que cerca de 60 mil visitantes passem pela cidade durante os quatro dias de folia. As opções serão a prainha à beira-rio, com direito a piscinão e chuveiro coletivo durante o dia, mela-mela no fim da tarde na Praça 25 de janeiro e festa noturna no corredor da folia, na Avenida Queiroz Pessoa. Todos os espaços serão abertos ao público. Não haverá cobrança de entrada.
A novidade neste ano será a barragem do Rio Banabuiú. O nível do Açude Arrojado Lisboa aumentou nos últimos dias. A válvula de dispersão está liberando 400 litros por segundo, o que é considerado pouco para os padrões do local, mas o suficiente para os brincantes poderem se refrescar do calor enquanto várias bandas sobem ao palco.
Em Quixadá, neste ano, o Carnaval será alternativo. Apesar de a Prefeitura ter cancelado o evento oficial, na Praça José de Barros, promotores de eventos organizaram a programação. A cada noite haverá concentração em um ponto estratégico. As atrações serão Caio Brito & Banda, Os Alfazemas, Léo Frennesy, Os Transacionais e Seuzaroldo. Outras opções são os clubes, onde os blocos deverão se concentrar.
Mais ao Sul do Estado, em Mombaça e Solonópole vai ter muito forró elétrico e paredões nas quatro noites. Em Mombaça, serão oito atrações, dentre elas Forró Cangaço, Bota pra Moer e Forró Largado. Na cidade vizinha, Solonópole, no tradicional Carnaval de São José, tem Muleke Forrozeiro, Forró Forrado e Nova Geração dente as atrações. Já em Senador Pompeu, os blocos comandam a festa em um clube da cidade, com a banda Atração Elétrica e DJs. No domingo, a folia começa às 17h, com Feijoada dos Blocos.
Misturas de ritmos
Há locais que mantém ritmos mais originais. Em Senador Pompeu, a 275Km da Capital, o "Carnaval de Folias e Máscaras" começa amanhã com cortejo multicultural incluindo desfile de bandas de fanfarras e frevos, bonecos gigantes, agremiações de maracatu, escola de samba, blocos e grupos da cultura tradicional popular, a partir das 8h, com concentração na Av. Francisco França Cambraia, ao lado da Igreja de Fátima, seguindo até a Igreja Matriz e retorna para a Praça da Juventude, onde está prevista a apresentação das agremiações carnavalescas.
Em Várzea Alegre, no Centro-Sul, o desfile das escolas de samba Unidos da Roçado de Dentro (Esurd) e Mocidade Independente do Sanharol faz a festa dos foliões no domingo e na segunda-feira. À noite, 12 bandas animam os brincantes gratuitamente no Parque Cívico São Raimundo Nonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário