domingo, 23 de abril de 2017

Vai doer no bolso

Nem a energia do técnico Marquinhos Santos evitou a eliminação ( Foto: JL Rosa )
00:00 · 22.04.2017 por Ivan Bezerra - Repórter
Clique para ampliar
No último dia 19 de abril, ao empatar em 0 a 0 com o Ferroviário pelas semifinais do Campeonato Cearense, o Fortaleza mergulhou num momento de instabilidade financeira, que chega até a atrapalhar o planejamento para a Série C do Brasileiro, que é a competição mais importante do ano para o clube.
Leia mais
O Leão do Pici saiu de um favoritismo para chegar à final do Cearense de 2017 frente ao Ferrão, a um estado de descrença na qualidade do elenco e na capacidade dos dirigentes de reverter o quadro, faltando menos de um mês para estrear na Série C nacional.
De uma vez só, ao ficar de fora das finais do Estadual, coisa que não aconteceu nos dois anos anteriores, quando foi bicampeão estadual, o Leão perdeu a Copa do Nordeste de 2018 e ficou sem ter a certeza de que disputará a Copa do Brasil, a não ser que entre pelo ranking da CBF, Confederação Brasileira de Futebol.
Prejuízo financeiro
De imediato, além do arranhão no status do time, seguiu-se o prejuízo financeiro, pois o clube deixou de arrecadar algo em torno de R$ 1,5 milhão, conforme avaliação do diretor financeiro, Gigliani Maia.
"Nós calculávamos, dentro de hipóteses, de que faríamos três jogos com o Ceará pelas finais do campeonato. Nos dois primeiros jogos, o público seria em torno de 20 mil pessoas, cada um e no terceiro jogo, o público pagante atingiria 40 mil pessoas. Isso daria em arrecadação, um valor de R$ 1,5 milhão, aproximadamente", completou Gigliani Maia.
O diretor financeiro do Tricolor acrescentou que são três as fontes principais de receita do clube: primeiro, o sócio-torcedor; segundo a arrecadação oriunda das bilheterias e terceiro, a comercialização de produtos do clube, com marca própria. O dirigente não citou os patrocínios nas camisas.
O presidente Jorge Mota falou à reportagem, sobre a eliminação no Cearense: "Evidentemente, que é um semestre até então péssimo. O que nós queríamos, nós não obtivemos. Não tem o que discutir, é pedir desculpas à torcida, a todos que estão envolvidos no processo e tentar corrigir os erros que cometemos", disse Jorge Mota.
Primeira liga
Jorge Mota espera anunciar nesta segunda-feira, uma realocação na diretoria executiva, com a entrada de novos membros que irão colaborar.
E enquanto isso, ele diz que uma alternativa para a ausência da Copa do Nordeste será a Primeira Liga, da qual o Ceará participou este ano, por estar fora da Copa do Nordeste de 2017. Quanto à Copa do Brasil, ele será tentada pelo ranking da CBF e também garante a formação de um time forte para disputar e buscar vencer a Taça Fares Lopes, cujo campeão disputa a Copa do Brasil.
Desculpas
"Não tem o que discutir, o que podemos fazer é pedir desculpas à torcida e aos envolvidos no processo, mas vamos corrigir isso".
Jorge Mota
Presidente do Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário