sexta-feira, 26 de maio de 2017

Alunos de escola cratense desenvolvem o projeto “Desperdício Zero”

Com o objetivo em fortalecer o tema da sustentabilidade e não desperdiçar a merenda escolar, a Escola José do Vale, localizada no bairro Barro Branco, está desenvolvendo um projeto que envolve alunos do 5º e 6º ano. Idealizado por alunos e professores, o projeto se chama “Desperdício Zero”,
De acordo com o diretor da unidade escolar Cláudio Gregório, o projeto está sendo muito bem aceito, tanto pelos alunos como pelos funcionários. Cláudio explica que os estudantes evitam o desperdício da merenda escolar e fiscalizam a quantidade de comida que é desperdiçada naquele dia.
Após a fiscalização da merenda, se tiver alguma sobra, os alunos recolhem essa comida e levam até uma balança para ver o quanto foi desperdiçado. Com a orientação de estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), os alimentos serão levados para um processo chamado compostagem, onde serão reaproveitados e transformados em adubo orgânico.
Depois de realizada a compostagem, esse adubo é aplicado na horta que os discentes mantêm na escola, onde plantam cebolinha, coentro, alface, beterraba e cenoura. O diretor Cláudio informou ainda que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário entrará como parceira no auxílio com ferramentas e sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário