quinta-feira, 18 de maio de 2017

Biblioteca Pública Municipal, UFCA e Conselho Regional de Biblioteca realizam audiência em Juazeiro do Norte

Mostrar que as bibliotecas são um instrumento importante dentro de uma Gestão Municipal no tocante à promoção da aprendizagem dentro das escolas. Esse foi um dos motivos para a realização de uma audiência no Memorial Padre Cícero no último dia 16 de maio.
A iniciativa partiu da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Conselho Regional de Biblioteconomia 3ª Região (CRB), atuante nos estados do Ceará e Piauí, e teve como principal objetivo trazer orientações para a efetiva implementação da Lei Federal nº 12.444/10, que versa sobre a obrigatoriedade das instituições de ensino públicas e privadas de contarem com um profissional da área de biblioteconomia atuando em suas bibliotecas.
Criada em 2010, essa Lei Federal tem um prazo de 10 anos para que possa estar sendo cumprida, ou seja, até o ano 2020 as bibliotecas públicas de todo o Brasil devem se adequar a essa nova realidade.
Juazeiro do Norte é o Município escolhido para iniciar esse processo com a orientação dessas duas instituições, uma vez que possui a Biblioteca Polo para toda a Região do Cariri. Com essa primeira audiência, além da implementação da lei federal, já é possível dar início a construção de um Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), através de uma parceria entre a UFCA, o CRB e Prefeitura de Juazeiro do Norte, que traria uma perspectiva para implementação desse sistema com um planejamento de médio a longo prazo.
O Sistema Municipal atuaria coordenando as ações das bibliotecas existentes no município. Para a rede de ensino pública, o sistema agiria realizando ações integradas entre as bibliotecas existentes nas escolas, promovendo junto às Secretarias de Educação, ações educativas que envolvam a leitura, busca e compartilhamento de informações de forma didática e pedagógica.
Para o professor Jonathas Carvalho, coordenador do curso de Mestrado em Biblioteconomia da UFCA, essa é uma oportunidade para que a Universidade coloque à disposição da comunidade o conhecimento acadêmico gerado através do ensino, pesquisa e extensão que pode contribuir para a construção desse sistema através de discussões pertinentes.
Juazeiro do Norte pode ser pioneiro na implementação Lei Federal e na criação do SMB
O município de Juazeiro do Norte possui uma lei aprovada no ano de 2010 que autoriza a criação do Sistema Municipal de Bibliotecas. Rosana Marinho, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem, explica que essa lei ainda não orienta adequadamente sobre a formação desse sistema. Ela acredita que, com o apoio do Conselho e da UFCA, Juazeiro do Norte já pode começar a discutir tópicos para essa lei e propor sua melhoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário