quarta-feira, 31 de maio de 2017

Campanha visa à estoque de sangue

Sobral. O Hemocentro de Sobral busca doadores de sangue para reforçar o estoque, que está em queda. Segundo o órgão, historicamente, nos meses de abril e maio acorre uma diminuição no número de doações, devido ao período final da quadra chuvosa, associado ao aumento nos relatos de viroses, dengue, zika e chikungunya, que impedem, temporariamente, as doações. Para manter o estoque, o Hemoce tem reforçado campanhas e ampliado as coletas externas, por meio de atendimento itinerante. O Hospital Regional Norte (HRN), vez ou outra, cede espaço para a coleta.
De janeiro a abril deste ano, segundo a Agência Transfusional do HRN, foram realizadas 570 transfusões, com apoio das doações. Como resultado da parceria com o Hemocentro, num único dia de atendimento, o Hospital coletou cerca de 44 bolsas. Enquanto a demanda por sangue gerada pelo Hospital pode chegar a 20 bolsas por dia.
"A parceria dura pouco mais de dois anos. A coleta é realizada uma vez ao mês, quando o Hemoce envia uma equipe para realizar o atendimento. Com o tempo, percebemos que a adesão à coleta tem sido regular, não apenas entre os funcionários, mas também pela comunidade", afirma Iara Pinto, coordenadora do Serviço Social do HRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário