quinta-feira, 18 de maio de 2017

Criação de Rede de Museus debatida durante Semana Nacional, em Juazeiro do Norte

Abertura a Semana Nacional de Museus, nesta quarta-feira, em Juazeiro do Norte.  Representantes desses espaços e agentes culturais que trabalham para a preservação da memória de Juazeiro do Norte e Região do Cariri participam da programação. Uma das propostas lançadas no evento é a criação da rede de museus, para o fortalecimento desses equipamentos na região.
A Semana Nacional dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, que estimula instituições de todo o Brasil a realizarem suas programações localmente a partir da proposta do evento. Neste ano de 2017, o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, instituições de todo o Brasil pensaram suas atividades de acordo com a realidade de cada lugar onde estão inseridos.

Programação vai até sexta-feira
Em Juazeiro do Norte, a Fundação Memorial Padre Cícero preparou sua programação local que se estenderá até a sexta-feira, dia 19. A ideia é reunir representantes de museus de toda a Região do Cariri para trocas de conhecimento através de relatos de experiências.
De acordo com Cristina Holanda, Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, o objetivo dessa programação é dar o primeiro passo para a criação da Rede de Museus do Cariri que deverá fortalecer a implementação de políticas públicas para o setor, como também a captação de recursos junto ao poder público e à iniciativa privada. “Com a criação de uma rede, nós nos tornamos mais fortes e com isso as possibilidades das conquistas acontecerem são bem maiores”, diz Cristina Holanda.
Além da discussão para a criação da rede de museus, Cristina ressalta que nesse evento, além da troca de experiências, a Fundação Memorial Padre Cícero se torna uma referência em museus para a região, dando início a uma série de capacitações que auxiliarão os representantes dos museus na elaboração do Plano Museológico para suas instituições, que é um documento exigido no Estatuto dos Museus, onde devem constar suas ações e o seu planejamento para curto, médio e longo prazo.

Formação de museus
O Coordenador de Arte e Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, lembrou que a Região do Cariri tem uma grande responsabilidade com a história cultural do Ceará. Isso se deve às grandes manifestações culturais que são referência para todo o mundo. O Coordenador ressaltou que a Fundação Memorial Padre Cícero tem um papel muito importante, na formação de outros museus e instituições do Cariri. “Espero que esse seja um bom evento e que ele possa ter essa referência para a capacitação de todos aqueles que fazem os bastidores dos Museus”, comenta Alemberg Quindins, referindo-se aos profissionais responsáveis pelo funcionamento e organização dos Museus.
Na programação local da Semana Nacional do Museus constam, além dos relatos de experiências, minicurso para a Construção do Plano Museológico, ministrado pela própria Cristina Holanda, e a oficinaNoções básicas de registro de acervos iconográficos, facilitado pelo historiador juazeirense, Renato Casimiro.
A programação completa pode ser conferida no sitewww.juazeiro.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário