sábado, 27 de maio de 2017

Inscrições abertas para Seminário de Prefeitos 2017

Como em 2016, o Seminário será realizado no Centro de Eventos do Ceará, com palestras sobre gestão das contas públicas entre outras ( Foto: Kid Júnior )
00:00 · 27.05.2017
Fortaleza. Mobilidade urbana, infraestrutura, águas residuais, gestão de lixo, habitação e energia. Esses são alguns dos temas que serão foco no Seminário Prefeitos Ceará 2017. Anualmente, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), mais pessoas habitam áreas urbanas do que áreas rurais. Até 2050, a previsão é que 66% da população mundial viva em cidades. Com esse avanço, os problemas populacionais são ressaltados. Os problemas da Capital, por exemplo, são os mesmos enfrentados na América do Norte, Europa, América Latina e Caribe. O evento propõe a interação de gestores públicos para encontrar soluções práticas e de gestão para a realidade de cada município.
O Seminário Prefeitos Ceará, iniciativa da Prática Eventos, em parceria com o jornal Diário do Nordeste, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino (Funcepe) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado (TCM), será realizado nos dias 5 e 6 de junho, no Pavilhão Leste - 1º Mezanino, no Centro de Eventos do Ceará. O encontro possui, ainda, patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado Ceará (AL-CE), Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará.
Segundo o presidente da Aprece, Gadyel Batista, que é prefeito de São Benedito, na Chapada da Ibiapaba, o evento visa discutir e esclarecer questões ligadas à administração municipal a fim de colaborar com o desenvolvimento das prefeituras. "É um seminário fundamental. Nós orientamos os prefeitos para que realizem uma gestão de forma transparente. Com a evolução dos municípios os problemas também crescem". O presidente conta que muitos municípios vêm sofrendo dificuldades relacionadas à economia nos últimos dois anos. "O que mais se nota é que as despesas aumentam. Já as receitas permanecem as mesmas", avalia.
Programação
Segundo a diretora geral da Prática Eventos, Enid Câmara, o tema do evento é a gestão eficiente. "Nós tivemos uma renovação de quase 90% dos prefeitos na última eleição. Os novos gestores precisam ter uma capacitação sobre o que fazer com recursos municipais. Nós estamos ofertando, de forma gratuita, a possibilidade de aperfeiçoamento para as prefeituras. Precisamos da participação de prefeitos e secretários", diz.
A coordenadora explica que, atualmente, os maiores desafios das prefeituras estão ligados à gestão da saúde e da educação. "A forma de funcionamento das instituições de ensino e das unidades de saúde aponta para um problema seriíssimo de administração. Esse encontro visa mostrar que é possível uma melhor gestão de serviços. Se o prefeito não priorizar a gestão, os problema se estenderão".
Ainda segundo Enid, eventos como o Seminário Prefeitos Ceará 2017 promovem a geração de oportunidades para planejamentos sustentáveis, já que a troca de experiências entre palestrantes e gestores é o foco do encontro. Entre os temas dos painéis, estão o processo de licitação, gestão na saúde pública e meio ambiente, gestão das contas públicas e o controle da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus. As inscrições para o encontro de gestores são gratuitas.
A Aprece também terá atividades em salas paralelas. Duas palestras já estão confirmadas, uma com Josbertini Clementino Virgínio, titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a segunda com Mariza Abreu, consultora de Educação na Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do evento (www.Praticaeventos.Com/prefeitos2017). A expectativa de público da organização é de 600 pessoas, nos dois dias do evento.
Programação
5 de junho (segunda-feira)
8h às 10h
· Café de boas-vindas
· Credenciamento
· Visita aos estandes
· Networking
10h às 11h30
· Solenidade de abertura
· Palestra magna de abertura - Camilo Sobreira de Santana - governador do Estado do Ceará
11h30 às 12h10
Palestra técnica - Rafael Gioielli - gerente geral do Instituto Votorantim
12h10 às 14h
· Visita aos estandes
· Networking
· Intervalo para o almoço
14h às 14h30
Palestra: Conquistas e Ações do Projeto Jornal na Sala de Aula do Diário do Nordeste - Cleyton Queiroz - coordenador do Projeto Jornal na Sala de Aula do Diário do Nordeste
14h30 às 15h
Palestra: Rede Simples - Simplificando e desburocratizando o registro de empresas - Joaquim Cartaxo Filho - diretor-superintendente do
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE)
15h às 18h
Painel I - Educação - presidente da mesa: jornalista Marta Bruno
Palestrantes
Ilona Becskeházy - mestre em Educação Brasileira pela PUC-RJ
Elizabeth Maria Almeida de Oliveira - promotora de Justiça e coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ)/Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)
Ivo Gomes - prefeito de Sobral
Debate
6 de junho (terça-feira)
8h30 às 9h10
Palestra técnica - Francisco Queiroz Maia Júnior - secretário de Planejamento e Gestão do Ceará
9h10 às 10h30
Painel II - Gestão das Contas Públicas - presidente da mesa: jornalista Edison Silva
Case de Sucesso na Gestão Pública
Franklin Veríssimo Oliveira - prefeito de Acarape
Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece)
Felipe Drumond - especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
10h30 às 12h30
Painel III - Licitação - presidente da mesa: jornalista Edison Silva
Palestra: A prevenção como forma de eficiência
Palestrantes
Breno Rangel - promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público (CAODP) / MPCE
Marcelo Diniz - assessor na Área de Estudos e Pesquisas da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap)
Sérgio Pires - consultor prático em licitações
Palestra: Contratos de Patrocínio na Administração Pública - Rodrigo Martiniano - procurador-geral da AL-CE
Debate
14h às 16h
Painel IV - Gestão na Saúde Pública e Meio Ambiente - presidente da mesa: jornalista Maristela Crispim
Palestra: Em busca da eficiência e sustentabilidade na gestão da saúde
Palestrantes
Flávio Deulefeu - diretor-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH)
Lucy Antoneli Domingos Araújo Gabriel da Rocha - promotora de Justiça do MPCE
Consórcios e a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos para a Gestão Municipal - Wladimir Antonio Ribeiro - advogado, sócio do Escritório Manesco e Associados
Case 1 - Sobre controle da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus - José Nilson Diniz - prefeito de Cedro
Case 2 - Educação Contínua em Gestão Ambiental - Sílvia Correia - diretora Operacional da AL-CE
Debate
16h às 18h
Painel V - Gestão Eficiente em Tempos de Crise - presidente da mesa: jornalista Egídio Serpa
Palestra: Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Cariri e Sobral (Lei Nº 13089/2015) - George Lopes Valentim - advogado, administrador, ex-prefeito de Maranguape e presidente do Inesp / AL-CE
Palestra: Gestão de pessoas para Alta Performance - Felipe Mançano - engenheiro elétrico, administrador, especialista em Liderança Organizacional e Gestão de Pessoas pela Harvard Business School
Palestra da Falconi Consultores de Resultado
Palestra: Rejuvenescimento de Pavimentos - engenheiro Moacir Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário