domingo, 21 de maio de 2017

Semana de Museus é encerrada no Memorial Padre Cícero

A Fundação Memorial Padre Cícero encerrou nesta sexta-feira, 19, a programação local da Semana Nacional dos Museus. Ao longo de três dias, representantes de vários museus da Região do Cariri participaram de momentos de capacitação, com oficinas e minicurso, além de relatos de experiências sobre os trabalhos realizados nas instituições museológicas caririenses.
A programação buscou promover a integração dos participantes com o objetivo de se planejar a criação da Rede de Museus do Cariri. Pensando nisso, a Fundação Memorial Padre Cícero chegou a catalogar 28 instituições, no entanto, ao longo dos três dias, outros mais foram identificados através da indicações..
A presidente da Fundação Memorial Padre Cícero Cristina Holanda, avaliou positivamente o evento. De acordo com ela, a realização da roda de conversa cumpriu seu papel ao compartilhar experiências entre os representantes de cada museu. Além disso, as oficinas e minicursos foram bastante enriquecedores ao proporcionar uma atualização sobre a legislação normativa que rege os museus em todo o Brasil, e sobre algumas regras específicas que devem ser adotadas para a documentação de acervos.
A organização vai agora produzir um relatório que será enviado para todos os participantes. “A ideia é que esse documento seja o início de uma ação para a criação de uma carta para a Rede de Museus. Além disso, queremos tornar nossos encontros periódicos, para que sejam realizados a cada dois meses”, afirma Cristina Holanda. Ela diz ainda que há o desejo de que aconteçam visitas técnicas entre os museus, onde os profissionais se desloquem de um lugar para ou outro, de forma que possam estabelecer mais atividades conjuntas, fortalecendo, assim, a ideia de rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário