sábado, 17 de junho de 2017

Curso de Design abre perspectivas de valorização



A formação técnica na área já é uma realidade no Sertão Central, abrindo diversas possibilidades dentro do mercado crescente da moda ( Foto: Alex Pimentel )
00:00 · 17.06.2017
Quixadá. A criatividade e o talento, sem dúvida, são as principais qualidades de um profissional da moda. Os especialistas e críticos reconhecem. Mas, como se tornar um profissional sem qualificação especializada? Nos últimos anos, faculdades de Fortaleza resolveram abrir cursos nessa área, Design de Moda. No Interior, por enquanto, apenas a Cisne - Faculdade de Quixadá disponibiliza a formação. O curso, tecnológico, foi implantado em 2015 nesta cidade do Sertão Central.
LEIA MAIS 
Conforme a direção da Cisne, o curso, focado no segmento de moda, surgiu para atender às necessidades do mercado local e regional, com grande potencial econômico e regional, destacando-se o forte comércio varejista. São dezenas de lojas de confecções e acessórios de moda e butiques, tanto em Quixadá como em outras cidades da região, como em Quixeramobim, onde funciona um dos maiores polos calçadistas do Estado, e cidades menores, como Piquet Carneiro.
O curso tem duração de dois anos. O custo médio mensal é inferior a R$ 600. A primeira turma estará se formando no fim deste ano. Os concludentes promoverão um desfile especial. Durante a formação, já participaram de algumas experiências como o Ação Cisne, o Inova Moda e o Bazar Renova Moda, apresentando e comercializando os trabalhos produzidos por eles.
Francisco Céu é um deles. Ele foi elogiado pelo trabalho realizado no início do mês, em Piquet Carneiro, como instrutor de passarela dos modelos para o desfile no Piquet Fashion Night.
Após conquistar o título de Miss Quixeramobim, a aluna Ruanna Fernandes busca espaço nos bastidores das passarelas. Hoje, ela é secretária de Cultura de Quixeramobim. Pretende dar um toque especial aos eventos de moda na sua cidade e até lançar a sua própria grife.
Outro aluno, Caio Nascimento, conquistou espaço e reconhecimento ainda maior. Ele foi o vencedor do concurso Ceará Moda Contemporânea de 2016. Neste ano, apresentou uma coleção própria como convidado especial no Dragão Fashion Brasil, maior evento de moda autoral da América Latina, realizado anualmente em Fortaleza.
Outros campos
A formação não se limita ao design. Outros campos, como o de Gestão de Negócios em Moda, com investimento de R$ 200 mensais, durante dois anos, é um exemplo. Nele, é possível aprender os fundamentos de cultura e economia, sobre a evolução de políticas e ferramentas de gestão e comunicação para o setor, princípios específicos sobre produtos e a natureza dos negócios de moda. Gerindo o próprio negócio ou prestando serviços para empresas, o especialista fica apto a atuar, de forma estratégica, para garantir a qualidade dos processos e o bom desempenho de equipes e produtos.
Outro exemplo é o Curso de Criação e Desenvolvimento de Produtos de Moda. A duração e o custo são os mesmos, mas o profissional que atua nessa área é quem planeja ações, compreendendo limitações de produção e mercado, relacionando linguagens técnicas e criativas. Ele surge em momento oportuno, em razão da internacionalização da moda, que exige profissional com perfil eclético para atuar nas áreas de produção publicitária, produção de moda, pesquisas, direção de catálogos e portfólios, além da oportunidade para trabalhos autorais de qualidade, explica o coordenador de Marketing da Cisne, Fernando Lessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário