terça-feira, 20 de junho de 2017

Resumo da sessão desta segunda-feira, 19 de junho

O defensor público do Crato, Anderson Seabra, recebeu o Título de Cidadania Cratense em sessão solene nesta segunda-feira (19). Nascido em Fortaleza ele desempenhou diversas funções no campo jurídico que o levaram a receber o título no Poder Legislativo pelas mãos do vereador Thiago Esmeraldo (PP).
Na sequência, a Câmara discutiu e aprovou requerimentos dos vereadores, pedido de vista e projetos de Lei e de Resolução. Confira resumo:
No Pequeno Expediente, um grupo de cratenses apresentou projeto de reforma do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante que será encaminhado ao Governo do Estado que recebe sugestões para a requalificação daquele espaço.
Segundo Nivaldo Soares, a perspectiva é transformar o Parque de Exposições em espaço multiuso para além da realização da ExpoCrato. “Um ambiente com funções múltiplas”, explica. “Que possa abrigar, além da exposição, outras ações e eventos menores”.
O Parque de Exposições também passaria, segundo a proposta, a ser utilizado em ações rotineiras que fomentem a saúde, cultura, ensino, lazer, atividades ciclísticas e outras esportivas que visem “gerar novos atletas no município”. A proposta recebeu elogios e sugestões de vereadores.
Ainda no Pequeno Expediente, o vereador Jales Velloso (PSB) se disse indignado com a forma na qual o ambulante Joaquim dos Bombons foi tratado quando de sua retirada em frente ao Banco do Nordeste que para ele foi agressiva. Jales sugeriu que o município disponibilize um lugar para colocar os ambulantes, como o Camelódromo Municipal.
A construção de quadra esportiva no Sítio Cachoeira dos Gonçalves gerou discussão entre o vereador Jales Velloso e Fernando Brasil (PP)que reclamou para si a iniciativa da obra, enquanto ela era creditada ao ex-vereador Dárcio Luiz.
Diante da discussão, o vereador Lunga (PSD) lamentou o embate entre os dois parlamentares e pediu que o Regimento Interno da Câmara – que não permite intervenções no Pequeno Expediente – fosse cumprido.
Já o vereador Roberto Anastácio (Podemos) parabenizou a gestão municipal pelas atividades alusivas aos 253 anos do município comemoradas desde a quarta-feira (16) com diversas atividades, a exemplo de desfile cívico.
Amadeu de Freitas (PT) também cobrou que o Regimento Interno seja respeitado. Ele informou sobre a realização da Oficina Municipal de Diagnóstico do Projeto de Implementação da Coleta Seletivo de Resíduos Sólidos que será realizada de 8 às 12 horas da próxima sexta-feira (23) no auditório do Geopark Araripe, em Crato.
Thiago Esmeraldo (PP) informou que quinta-feira o Rotary Club do Crato completa 80 anos e, através de comenda, a Câmara Municipal parabenizará a entidade.
O vereador Renan Almeida (PEN) encerrou o Pequeno Expediente também parabenizando a gestão municipal pelas ações desenvolvidas na Semana do Município.
Na Ordem do Dia a Câmara aprovou requerimentos dos vereadores e Projetos em primeira votação que voltarão a ser apreciados e votados pelos parlamentares na sessão desta terça-feira (20), a partir das 9h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário