quarta-feira, 19 de julho de 2017

Festival volta a encantar Sobral

A Orquestra Gens du pays, composta por 45 jovens músicos de Quebec (Canadá), lotou um dos corredores do North Shopping Sobral ( Foto: Marcelino Júnior )

Sobral. Um verdadeiro apaixonado pela música, é assim que se define o jovem administrador de empresas Luiz Cristino de Menezes Júnior, que vibra durante a apresentação da Orquestra "Gens du pays", vinda diretamente do Canadá para participar de uma ampla programação de intercâmbio cultural e artístico, por meio da prática orquestral desenvolvida por jovens músicos de 15 a 25 anos, de várias partes do mundo.
O Festival Internacional de Orquestras Jovens - Eurochestries, já conhecido pelo público sobralense, está em sua terceira edição, voltando a mobilizar crianças, jovens e adultos, numa agenda que se estenderá em diversos pontos da cidade, até o próximo domingo, dia 23.
Atração
A Orquestra Gens du pays é composta por 45 jovens músicos, de idades que variam entre 15 aos 25 anos. Eles são oriundos de diferentes regiões da província de Quebec, no Canadá. E, nesta apresentação, um dos corredores do North Shopping Sobral ficou pequeno para acomodar tanta gente, atraída pelo som dos afinados instrumentos, que encheram o espaço de harmonia, unindo pessoas ao apelo universal que a arte, por meio da música, produz.
Luiz Cristino era uma dessas pessoas, que disputavam espaço no corredor, ao redor da orquestra, para exercitar sua erudição. "Eu acompanho as apresentações do Eurochestries, desde a primeira edição, e posso dizer que nossa cidade está de parabéns em disseminar cultura entre jovens talentos do mundo. Mas, o bom mesmo, é saber que todos temos acesso às apresentações. Essa é uma excelente forma de aproximar as pessoas da música erudita", comemora.
Programação
Neste ano, além do grupo canadense, o Festival recebe músicos da Universidade Federal do Ceará (UFC) - campus Fortaleza e Sobral; da Universidade Federal do Cariri (UFCA); da Fundação Franciscana Fernandes Claudino, do Rio Grande do Norte; e da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil.
O tema trabalhado no festival deste ano é o Piano, ressaltando a tradição deste instrumento na cidade, que remonta ao Século XIX. Além do shopping, locais como o Theatro São João, igrejas, santuários, auditórios, distritos e o município de Forquilha, receberão as orquestras que se apresentarão gratuitamente, até o encerramento (23), com o concerto final e abertura da III Conferência Internacional em Educação Musical de Sobral.
Para o pianista e professor canadense Yaroslav Senyshin, "esse encontro é muito importante, porque é o melhor que a música pode oferecer. Nós podemos observar o empenho desses jovens e dedicação de todos que dão o seu melhor. A cidade está de parabéns por abrir suas portas para esse grande intercâmbio". "Esse festival se repete na França, China e Rússia. Aqui, em Sobral, somos cerca de 166 músicos empenhados em mostrar o melhor dessa arte", ressalta Marco Toledo, organizador do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário