segunda-feira, 14 de agosto de 2017

CCBNB Cariri celebra os 50 anos do Tropicalismo com programação especial

Em homenagem aos 50 anos do Tropicalismo, movimento que exerceu forte influência estética na cultura brasileira, o Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri reservou uma vasta programação com atividades em diversas linguagens (artes visuais, cinema, literatura e música), que acontecem nos dias 11 a 26 de agosto.
O especial “Rock Cordel 2017 – 50 anos do Tropicalismo” terá apresentações e performances no teatro do CCBNB-Cariri e na Praça do Espaço de Cultura Marquise Branca, localizada na Avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.
Na oportunidade, releituras de clássicos tropicalistas ou músicas autorais que tenham influência das sonoridades desenvolvidas pelo movimento serão apresentadas por bandas regionais como Abirobal Jamacaru, Aquilles Sales, Casa do Velho, David Ávila, Esotéricos, Lorena Nunes, Os Transacionais e Quebra Tranca.
Nas artes visuais, haverá abertura da exposição “Tropicalismo 50 anos”, no dia 18. A mostra ficará nas dependências do Espaço de Cultura Marquise Branca e objetiva contextualizar o período do surgimento do Movimento Tropicalista. Ela será ambientada com imagens ícones de artistas e obras da época. Também haverá reprodução de músicas do movimento.
Filmes dirigidos por nomes do Tropicalismo ou referenciados no movimento farão parte da programação. No dia 11, haverá também uma edição especial do Clube do Leitor, com discussão da obra “Verdade Tropical”, de Caetano Veloso, a ser realizado nas dependências do Memorial Padre Cícero. As atividades do festival contarão ainda com programação infantil, como recreação e contação de histórias.
Unindo forças com a comunidade e promovendo a integração com os micro e pequenos empresários, foi estabelecida uma parceria com a Feirinha Gastronômica de Juazeiro do Norte, que reunirá food trucks, food bikes e outras barracas de comidas nos arredores do evento, além de barraquinhas de artesanato.
O gerente executivo do CCBNB Cariri, Francisco Ricardo Pinto, destaca que o Tropicalismo propiciou uma ampla discussão cultural e alguns temas ainda remanescem nos dias atuais. Daí a importância do festival. “Liberdade, censura, contemporaneidade, brasilidade, são assuntos em pauta aqui e agora, e isto faz com que, enquanto Centro Cultural, ultrapassemos a simples efeméride para trazer à tona discussões prementes da cultura no Brasil”, ele finaliza.
Serviço: Especial “Rock Cordel 2017 – 50 anos do Tropicalismo”
Data: 11 a 26 de agosto de 2017
Horário: variado
Local: CCBNB-Cariri.
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário