quinta-feira, 17 de agosto de 2017

DIA D contra HPV vacina centenas de adolescentes na cidade de Crato


A Prefeitura Municipal do Crato, através da secretaria de Saúde, em parceria com a secretaria de Educação, realizou durante todo o dia de ontem, 16, vacinação contra o vírus HPV (vírus do papiloma humano) nas escolas municipais. Meninas entre 9 e 15 anos e meninos entre 11 e 15 anos foram vacinados contra o vírus responsável pela contração de doenças como câncer do colo do útero e câncer de pênis.
A vacina faz parte do Calendário Nacional de Imunização e é aplicada em meninos e meninas em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
A aplicação da vacina contra HPV foi realizada nas escolas municipais devido ao baixo número de pré-adolescentes que visitam os postos de saúde. Além de informar os jovens sobre os riscos de não se vacinar, os profissionais ainda puderam tirar outras dúvidas acerca de doenças sexualmente transmissíveis e porque é imprescindível que todos os adolescentes sejam imunizados na faixa etária orientada pelo Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde, André Barreto, esteve presente auxiliando a equipe e conscientizando os jovens, “esse momento é muito importante na vida dos adolescentes, a vacina previne diversas doenças e é fundamental que eles entendam esses riscos desde cedo”, disse ele. Algumas das escolas visitadas foram o Colégio Municipal Pedro Felício, no bairro São Miguel, o Liceu Diocesano, no bairro Seminário, a escola Rosa Ferreira de Macêdo, no Baixio das Palmeiras e o Gonzaga Mota, no bairro Alto da Penha.
Najela, aluna do sétimo ano da escola Gonzaga Mota, no Alto da Penha, ajudou os colegas a se sentirem mais confiantes perto das agulhas. “A pontada que a gente sente é rápida e a dor logo passa”, disse a adolescente.

Para os pais que desejam vacinar seus filhos e obter mais informações sobre a vacina contra o vírus HPV, a indicação da secretaria de Saúde é que o posto de saúde mais próximo seja procurado. Para vacinação, é necessária a apresentação do cartão de vacinação do adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário