terça-feira, 15 de agosto de 2017

Escola de Mulungu vai representar o Brasil

Image-0-Artigo-2282879-1
Mulungu. O projeto Tenda Móvel, idealizado por estudantes e professores da Escola de Ensino Médio Professor Milton Façanha Abreu, localizada em Mulungu, no Maciço de Baturité, a 120 quilômetros de Fortaleza, está entre quatro projetos nacionais selecionados para representar o Brasil, em novembro, na Conferência Internacional Be The Change, em Madrid, na Espanha.
Foi na busca por atender aos anseios sociais de comunidades que, muitas vezes seguem à margem das grandes decisões que definem os rumos a serem adotados, para que ocorram mudanças que beneficiem a todos, que alunos e professores da Escola de Ensino Médio Prof. Milton Façanha Abreu se uniram para criar o projeto.
O objetivo é promover a ocupação de espaços públicos, com audiências, para o atendimento ao povo, possibilitando que os próprios moradores discutam seus problemas, criem emendas públicas, além de realizarem projetos e ações locais que modifiquem a realidade dos problemas sociais vividos.
Os primeiros encontros, que serviram de modelo para as futuras reuniões, foram realizados com a comunidade do Assentamento de Bastiões, a cerca de 2 quilômetros da sede de Mulungu, onde os alunos participantes do Tenda Móvel se inteiraram das dificuldades e apresentaram as prioridades de cada setor, como saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente, promovendo uma clara mobilização social e resgate histórico e cultural do município.
De acordo com Luiz de França, diretor da Escola, "ao longo do tempo, essas audiências públicas realizadas nas próprias comunidades foram encaminhadas ao poder público, sendo elas atendidas, dentro da medida do possível", comemora, apoiado pelo aluno Erickson Oliveira (17). "O Tenda Móvel instiga a própria comunidade a lidar com seus problemas e buscar resolvê-los, com apoio do poder público. Isso ajuda a trazer as mudanças necessárias a todos pelo forte impacto social", reforça.
O projeto, orientado pelos professores Déborah Freire e José Alves deu tão certo que foi além das expectativas. No ano passado foi selecionado com outros quatro projetos nacionais, entre 1.014 concorrentes, pelo Programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, organização civil, sem fins lucrativos que aposta em programas que buscam garantir condições de uma vivência plena da infância.
Os estudantes de Mulungu representaram o Ceará numa disputa em Salvador (BA). A exposição trouxe novo desafio: representar o Brasil na Conferência Internacional Be The Change. Na conferência internacional, Erickson Oliveira e Pedro Henrique Aleixo (17), que representarão, ao lado da professora Déborah Freire, o restante do grupo de seis alunos, apresentarão o tema "Somos Melhores Juntos".
Questões sociais
"O trabalho é ligado às ações do projeto de mobilização nas comunidades de Mulungu, para que as mesmas consigam se estruturar por meio de seus próprios grupos e lideranças. A gratificação se multiplica em saber que estamos sendo aceito no Brasil e lá fora. Isso nos estimula a cada vez mais partilhar os ideais e perspectivas do Tenda Móvel", diz Pedro Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário