terça-feira, 15 de agosto de 2017

Governo do Crato finaliza oficinas para a construção do Plano Municipal de Saúde 2018- 2021


Na manhã de ontem, 14 de agosto, no auditório do Geopark Araripe, foram finalizadas as oficinas de discussões, alinhamentos e propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde 2018- 2021. Na ocasião, a oficina foi voltada para as associações e organizações não governamentais (ONG’S). Os encontros foram realizados pelo Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

Iniciando as discussões, o Secretário de Saúde, André Barreto, explicou o processo de construção do PMS, e ressaltou a importância da participação de toda a comunidade na formulação do plano no que diz respeito à busca de soluções para melhorar a qualidade da saúde do Crato. “Nós precisamos avançar mais na qualidade do serviço de saúde do nosso município. Vocês estão tendo a responsabilidade de representar os 130 mil habitantes da nossa cidade”, destacou. O titular da SMS informou também que, segundo o Ministério da Saúde, a partir de 2018, o financiamento da saúde se dará de duas maneiras: na forma de custeio, sendo este direcionado à atenção básica, alta complexidade; e a outra na forma de investimento, que são novos recursos para a construção e a compra de equipamentos.

No encontro, foram apresentadas propostas nos seguintes eixos: atenção básica; média e alta complexidade; assistência farmacêutica; vigilância em saúde; e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a equipe da secretaria, após as discussões com todos os segmentos, as propostas apresentadas serão analisadas e posteriormente, aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde. A data para apresentação do Plano Municipal de Saúde 2018- 2021 será definida em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário