quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Município do Crato investe no acolhimento de crianças e adolescentes garantindo melhor assistência


A secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, através da Casa de Acolhimento, vem realizando um serviço de amparo provisório a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis estejam temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. 

As atividades ofertadas se fundamentam no atendimento integral à Criança e ao Adolescente, numa dinâmica que se aproxime ao máximo do ambiente doméstico, familiar e comunitário, ficando assim o serviço responsável pelo bem estar biopsicossocial da criança e do adolescente acolhido até que seja possível o retorno à família de origem ou colocação em família substituta.

De acordo com a coordenadora da Casa de Acolhimento, Elivania Alencar, o município vem investindo em capacitação, contratação de pessoal adequado para o atendimento e infraestrutura. “Todo esse investimento tem melhorado a qualidade do serviço oferecido que vem sendo prestado para crianças, adolescentes e para as famílias, que também são acompanhadas, pra que seja superada a problemática em questão e a melhor solução seja encontrada, seja com a família de origem ou com uma substituta”, explica.

Desde o início da gestão do prefeito Zé Ailton Brasil, a secretaria vem desenvolvendo o programa de apadrinhamento e o projeto de apoio à adoção. Em junho, foi concluído o curso do programa de apoio à adoção, uma iniciativa da Casa de Acolhimento em parceria do Poder Judiciário e Ministério Público, realizando a primeira formação nesse aspecto.

A casa tem capacidade de atender 20 menores, de 0 a 18 anos, que são acolhidos e encaminhados pelo juiz, José Flávio, da segunda vara civil. Para melhor atender essa demanda a prefeitura estará realizando uma reforma geral, onde toda a estrutura física será recuperada, desde a parte de hidráulica, elétrica e pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário