segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Prefeito participa de sessão e Câmara do Crato abre segundo período legislativo

A Câmara Municipal do Crato retomou as atividades para o segundo Período Legislativo na manhã desta segunda-feira, 7. A primeira sessão contou com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil (PP), que apresentou balanço dos sete primeiros meses de sua gestão a frente do município.
As ações destacadas foram, entre outras, as contenções de despesas, o pagamento em dia aos servidores, construção de quadras no Gesso e na Cachoeira dos Gonçalves. Zé Ailton Brasil também ressaltou projetos que serão encaminhados neste semestre a exemplo da construção de duas creches, do teleférico e da operação Tapa-Buraco.
Os vereadores também puderam requerer benfeitorias para as comunidades e apresentar sugestões ao prefeito. Roberto Anastácio (Podemos) sugeriu a terceirização da iluminação pública e a regularização do agendamento de exames.
“Pude conversar com os vereadores o que nós pretendemos para o restante do ano, como dar uma nova dinâmica ao governo municipal”, disse Zé Ailton Brasil, acrescentando que Prefeitura, Câmara e outros setores da sociedade cratense buscarão, juntos, a instalação da faculdade de medicina no município.
Prioridades para o segundo semestre
O presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB), informou, em entrevista coletiva a profissionais da imprensa, que alguns temas ganharão maior atenção do Poder Legislativo, tendo como exemplo o Plano Plurianual, a Lei Orçamentária e sessões itinerantes nos bairros e distritos.
A construção de uma nova sede para o Poder Legislativo, que favoreça melhores atividades em benefício da população, seguem em desenvolvimento. “Nós fizemos uma economia muito grande em relação aos gastos da Câmara”, declara Florisval. “Temos quase meio milhão de reais para ser construída a Câmara Municipal, conseguido com grande esforço, eliminando serviços que não eram prioridade”.
Pequeno Expediente
Durante o Pequeno Expediente, Roberto Anastácio (Podemos) opinou sobre os requerimentos. Na opinião do parlamentar, os pedidos atendidos devem ser divulgados para que a população tome conhecimento das ações dos vereadores.
Pedro Lobo (PT) esclareceu o repasse de recursos de emenda parlamentar do deputado federal José Guimarães (PT) para a construção de quadra no Novo Horizonte e requalificação de ruas e espaços do Gesso.
Fernando Brasil (PP) e Jales Velloso (PSB) parabenizaram a organização da ExpoCrato. Jales ainda demonstrou preocupação quanto à prática de assaltos em Crato e pediu providências.
No Grande Expediente, Amadeu de Freitas (PT) comentou a votação de denúncia contra o presidente Michel Temer e pediu apoio dos demais vereadores para que duas propostas de emenda à Lei Orgânica do Município possam tramitar. Para isso, precisam de pelo menos um terço de assinaturas dos parlamentares.
A primeira emenda pretende diminuir a quantidade de assinaturas de eleitores para a apresentação de projetos de iniciativa popular que é de 5% e passaria a ser a metade “para facilitar a população a organizar e apresentar projetos de lei e para a população solicitar a realização de plebiscito pela Câmara”.
A outra proposta prevê a redução do recesso parlamentar da Câmara do Crato de 60 para 45 dias. Na proposta, o recesso seria de 30 dias em janeiro e passaria de 30 para 15 dias em julho. “É uma pequena redução, mas é um avanço, uma demonstração de que queremos trabalhar mais, que queremos nos colocar à disposição da população”, avalia Amadeu, que também pediu a prestação de contas da Câmara durante as sessões.
A Câmara Municipal do Crato volta a se reunir nesta terça-feira, a partir das nove horas, em sessão ordinária. Projetos como o que institui a Política de Controle de Natalidade de Cães e Gatos no município, de autoria do vereador Renan Almeida (PEN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário