quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Secretarias recebem formação de prevenção às drogas


As Secretarias de Educação, Saúde e Trabalho e Desenvolvimento Social do município do Crato participaram, na manhã dessa quarta-feira, 16, da abertura da formação para a implantação dos programas “Famílias Fortes” e “Jogo Elos”. A capacitação é uma realização da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Ceará, que contemplou 16 municípios nos programas de prevenção ao uso de drogas do Governo Federal. A formação acontece de 15 a 18 de agosto, e conta com a participação de representantes dos municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha, responsáveis pela aplicação do programa nas escolas de ensino fundamental da rede municipal e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com Leidiane Oliveira, técnica da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas no Estado do Ceará, o trabalho é desenvolvido no eixo da prevenção contra o uso e abuso de drogas e tem o objetivo de trazer os programas preventivos para os municípios.

A secretaria de educação Otonite Cortez ressaltou a importância da capacitação para os trabalhos desenvolvidos no município, de prevenção e fortalecimento de vínculos com as famílias. “Recuperar os laços afetivos e prevenir o uso de drogas é um grande desafio, estamos trabalhando essas questões não só na educação, mas junto com a saúde e assistência social, assim teremos uma sociedade mais assistida”, destaca.

A secretaria adjunta da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Edivania Gonçalves, agradeceu a oportunidade que o Crato e os municípios vizinhos estão tendo, com as informações repassadas durante a formação e destaca o compromisso do município com a população. “Um projeto dessa importância vem para somar no desempenho das nossas ações. Estaremos inserindo atividades voltadas para que esse plano passe por todos os nossos serviços e atenda o maior número de pessoas”, afirma.



Programas

O Jogo Elos é um programa voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no Ensino Fundamental I. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais.

O Programa Famílias Fortes é destinado a famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. A ação envolve a participação de profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social CRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário