quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Assistente Técnico da STDS visita empresas parceiras do Programa Primeiro Passo- Jovem Aprendiz no município do Crato


Qualificação profissional e inclusão social de adolescentes e jovens, esses são os objetivos do Programa Primeiro Passo- Jovem Aprendiz. E é através dessa concepção que a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), vem criando oportunidades voltadas à cidadania e crescimento pessoal e profissional para a juventude cratense.

O projeto é realizado em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). No município do Crato, já está em andamento a segunda turma, com um total de 25 alunos, e as aulas tiveram início no dia 28 de agosto do corrente ano. O curso tem carga horária de 1.280 horas, com aulas teóricas e práticas. Os educandos são qualificados em cursos de iniciação profissional e simultaneamente, inseridos em empresas privadas, com duração de um ano.

Na última segunda-feira, 11 de setembro, o Assistente Técnico da STDS, João Ledson, esteve presente no município e visitou as empresas que são parceiras no projeto, disse que ficou muito satisfeito com o que viu. “Com o comprometimento da atual gestão, com as secretaria a frente, estamos vendo um resultado extremamente positivo”, ressaltou.

Em encontro realizado na manhã da terça-feira, 12, na sede da SMTDS, a secretária Águeda Duarte, ressaltou que além de proporcionar qualificação profissional e social, o programa Primeiro Passo resgata também vidas, tirando os adolescentes e jovens da vulnerabilidade social.

Os critérios para ser um jovem bolsista do projeto Primeiro Passo são: estar matriculado no 1º ou 2º ano do ensino médio; ter entre 16 e 24 anos; fazer parte do cadastro único e/ou estar em situação de risco ou vulnerabilidade social. Existindo a vaga, a empresa entra em contato com a SMTDS, que seleciona o candidato através do banco de dados e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

O município do Crato, tem como parceiros a Universidade Regional do Cariri (URCA); o Detran; a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh); e o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário