terça-feira, 19 de setembro de 2017

.Crato realiza Dia “D de Mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação


No último sábado, 16 de setembro, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o Dia “D” de Mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Com o slogan “Todo mundo unido fica mais protegido, o Ministério da Saúde deu início à campanha 2017 em todo o Brasil, no dia 11 de setembro, indo até o próximo dia 22. A meta do Ministério é chegar a todas as crianças e adolescentes não vacinados, e com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização.

No município do Crato, o sábado foi bastante intenso, tanto na sede como nos distritos. As vacinas disponíveis nesta campanha para crianças menores de 7 anos são: BCG – ID, hepatite B, penta, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

Sempre alerta com a saúde do filho, a pedagoga Ana Cláudia foi até o posto de saúde para verificar se o cartão dele estava atualizado, e disse que ficou surpresa com a quantidade de pessoas que estavam presentes. “Essa campanha é muito importante, positiva e necessária para a população. É dever dos pais prestarem atenção aos filhos para que não deixe passar nada despercebido. Precisamos conversar com os filhos, explicar que a vacina é para o seu bem”, revelou.

No distrito da Ponta da Serra, o comerciante Antônio Pereira levou a filha de 12 anos para se vacinar e ressaltou a importância da ação. “Essa campanha é muito boa e importante, porque os pais precisam sempre estar atentos à saúde dos filhos”, disse.

A Coordenadora da Epidemiologia e Imunização do município do Crato, Danielle Norões, chama atenção para a questão de hoje as vacinas serem mais complexas e completas, em virtude disso, a realização dessa campanha. “Essa campanha veio para melhorar os indicadores, e diminuir assim os casos de doença. Por isso a importância dos pais aproveitarem essa oportunidade e colocar o cartão de vacina do filho em dia”, ressaltou.

O Secretário de Saúde, André Barreto, informou que o município tem disponível aproximadamente cinco mil doses de vacina, com atendimento em todos os postos de saúde, tanto da sede como da zona rural. “Essa intensificação continua até o dia 22 de setembro, para que a população possa colocar o cartão de vacinas em dia, estando assim protegidos de infecções”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário