quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Programa de cisternas deve ficar sem verba

Resultado de imagem para fotos do Programa de cisternas deve ficar sem verbaA proposta da Lei de Orçamento da União para 2018 reduz investimentos de recursos públicos em políticas sociais. Um exemplo é o Programa de Cisternas, iniciativa reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta apresentada ao Congresso Nacional prevê corte de 92 por cento em comparação ao que foi apresentado neste ano. Segundo levantamento de assessores parlamentares da bancada da oposição, o orçamento executado em 2017 é de apenas 37 por cento, ou seja, 91 milhões e 800 mil reais do valor orçado, que foi de 248 milhões e 800 mil. Os 157 milhões restantes estão contingenciados.
A implantação de cisternas de placas e de polietileno para consumo humano e a calçadão ou de enxurrada para irrigação de quintais produtivos é um programa reconhecido pela ONU como uma das políticas públicas mais adequadas para regiões em processo de desertificação, como é o caso do Semiárido nordestino.
O levantamento demonstra que, a cada ano, menos recursos chegam até as famílias do Semiárido para que elas tenham acesso à água, direito humano imprescindível. Até o programa Operação Pipa, coordenado pelo Exército, sofre cortes e atrasos na liberação de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário