sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará segue para o Cariri



Imagem inline 1

Depois de passar por Fortaleza (CE), chega a vez da Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE seguir com a trupe para as cidades de Juazeiro do Norte (17 e 18/11), e Crato (19 e 20/11). Com o tema “Teatro, Mito e Feminino: Conexões”, a BITCE apresenta ao público personagens da dramaturgia universal e brasileiras, dos mitos e da história. Dedicada às mulheres do mundo em cena, a BITCE abrange nesta edição quatro cidades e ocorrerá em duas partes, uma agora em novembro e a outra em março de 2018.

Na terra do Padre Cícero a programação acontece entre os dias 17 e 18 de novembro, e passa pelo Memorial Padre Cícero e Centro Cultural BNB Juazeiro do Norte. Segue depois para o Crato com permanência de dois dias na cidade, de domingo (19) a segunda-feira (20), no palco do SESTSENAC. Toda a programação é gratuita e a classificação etária de 18 anos.

Da programação
Após a solenidade de abertura no Memorial, a programação segue na sexta-feira (17/11), com o Seminário Internacional Teatro, Mito e Feminino: Conexões, mesmo formato feito em Fortaleza, mas acrescentando outros temas sociais. O encontro ocorre entre 14h e 17h, com as participações de Luciana Dantas (BR-CE) – Beata Maria de Araújo: mito e história (BR/CE); Daciane Barreto (BR-CE) – Barbara de Alencar: da história ao mito; e Teresa Esmeraldo (BR/CE) – Gênero como performance (UECE). Na programação mais duas intervenções culturais. A partir das 19h o espaço fica com o espetáculo: Violetas da Aurora – Uruba, de Fabiana Pirro (BR-PE) e às 20h encerra com a apresentação Amazônicas do mundo (Mitologia Indígena Desana Kehiripõrã) – Acácia Mié Pantoja da Gama (BR/AM).

A BITCE também vai na sexta-feira (17), às 19 horas, para o Centro Cultural Banco do Nordeste Juazeiro do Norte. No espaço o teatro e a arte de fantoches em cordas Periplo Varité e uma breve trajetória da Compañía Périplo Marionetas (Espanha/Madrid). Já no sábado (18) entra em cena as Multiresidências/Intercâmbios entre criadores/Vivências estéticas poéticas éticas técnicas, com a participação de Adelice Souza (BR/BA) da Universidade Federal da Bahia – UFBA trazendo Kali: a palavra é uma deusa, em dois horários 9h e 14h.


À noite, ás 19h, sob no palco o Experimento Cênico As Troianas, de Francinice Campos (BR/CE). No horário das 20h tem marcado o espetáculo Obscena. Um encontro com Hilda Hilst, de Fabiana Pirro (BR/PE). A programação de sábado termina às 21 horas com ETNOCENA, Experimentos Cênicos Cajuína, de Alysson Amâncio (BR/CE) e Djuenas Tikuna (BR-AM), artista indígena, cantora e atriz da tribo Tikuna da Amazônia.

Crato
A BITCE segue para a cidade de Crato no domingo (19). A programação se instala no SESTSENAT CRATO, às 19h com Experimento Cênico: o espetáculo: Amazônicas, poéticas do mundo (Mitologia Indígena Desana Kehiripõrã) – Acácia Mié Pantoja da Gam (BR/AM). Na segunda-feira (20) às 17h, o público pode assistir Violetas da Aurora – Uruba – de Fabiana Pirro (BR/PE); às 19h, a Aula-Espetáculo: Kali. Drama-oração de Adelice Souza (BR/BA); às 20h, Periplo Varieté e uma breve trajetória da Periplo Marionetas (Espanha/Madrid) e encerra às 21h com ETNOECNA – Experimentos Cênicos – Ritual de encerramento com Marimbondo & Florinda – Fabiana Pirro e Johan (Brasil/Pernambuco); e Djuena Tikuna (BR/AM – artista indígena, cantora e atriz da tribo Tikuna da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário