sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Cartilha alerta sobre riscos de infestação pelo Aedes

A cartilha "Marquinhos, o detetive contra o Aedes" já está sendo distribuída aos estudantes

Iguatu. Esta cidade, no Centro-Sul do Ceará, está promovendo ações preventivas e de orientação aos moradores para reduzir os focos do vetor da dengue, chinkungunya e zika. A ideia mais recente foi a cartilha "Marquinhos, o detetive contra o Aedes" para os estudantes da rede municipal de ensino.
A publicação já começou a chegar às mãos dos alunos. "O objetivo é orientar e conscientizar os estudantes sobre a necessidade do combate ao mosquito Aedes aegypti, inserindo a importância de ações para eliminar focos", frisou o secretário de Saúde, Marcelo Sobreira. A cartilha foi produzida pela pasta em parceria da Secretaria de Educação.
Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Sobreira, o objetivo é a mobilização social para a prevenção, já que ela é a principal ação para diminuir os focos do Aedes aegypti. "Precisamos que cada um faça a sua parte, que a escola e as famílias se unam e realizem constantemente uma vistoria, dentro e fora de casa", observou. "Qualquer local pode juntar água limpa e parada e virar um foco".
A partir do próximo mês, começa o período de pré-estação chuvosa no Ceará e os dados têm mostrado que, durante o chamado inverno, há um aumento significativo nos casos de arboviroses. "Daí a importância da prevenção, pois eliminando os focos teremos uma redução de casos dessas doenças".
A cartilha traz lições simples e diretas, com ilustrações, sobre as maneiras de se prevenir contra o vetor Aedes aegypti, que ficou conhecido como o "mosquito da dengue", mas que transmite outras doenças, como o vírus da zica e da chikungunya. "Tive chikungunya e é horrível", disse a professora Francisca Araújo, que aprovou a entrega das cartilhas aos estudantes.
No primeiro semestre deste ano, o Ceará enfrentou epidemia de chikungunya e dengue. Em muitas cidades houve descontrole da doença. O prefeito de Cedro e vice-presidente da Aprece, Nilson Diniz, frisou a importância das medidas preventivas nessa época do ano e destacou a importância da cartilha para orientar os estudantes e pais. "Gostei da ideia do secretário Marcelo Sobreira e vamos sugerir que seja replicada em outros municípios", disse.
"Em Cedro, estamos realizando mutirões nos bairros, com limpeza, orientação, distribuição de panfletos e intensificando as ações de visitas por agentes de Endemias". No início do próximo ano letivo, uma cartilha semelhante deve ser distribuída. O esforço de muitos gestores municipais é para evitar crescimento dos casos de arboviroses no próximo ano. "Infelizmente, ocorrem descuidos e há casos que se tornam generalizados", disse o vice-presidente da Aprece.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder, também mostrou interesse em conhecer a publicação. "Todas as medidas de educação em Saúde e prevenção são importantes", observou. (H.B.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário