quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Câmara do Crato homenageia estudantes cratenses com Diploma do Mérito Legislativo

A Câmara Municipal do Crato homenageou os estudantes Pedro Lucas Juvino e João Vitor Pinheiro por meio da entrega do Diploma de Honra do Mérito Legislativo. A entrega da comenda foi realizada em sessão solene nesta segunda-feira (11), após requerimento do vereador Renan Almeida (PEN) aprovado por todo o Plenário da Casa.
Os dois alunos integram o corpo de discentes da Escola Profissionalizante Violeta Arraes Gervaiseau, sediada em Crato. O projeto ‘Carolina de Jesus’, desenvolvido pelos estudantes ficou em primeiro lugar na categoria ‘Linguística, Letras e Artes’, da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, realizada em Recife-PE, de 19 a 23 de setembro passado.
“Num país onde o discurso da meritocracia descontextualizada esses meninos onde poucos por isso e merecem todo o nosso respeito”, afirma o vereador Renan. “Para eles que estudam em escola pública, o caminho da desesperança seriam mais óbvio, fácil e comum, no entanto eles surpreenderam superando a desigualdade de oportunidades que existe em nosso país”, acrescenta o parlamentar.
Com a conquista, Pedro Lucas e João Vitor estão credenciados a participar da XV MILSET EXPO SCIENCE AMLAT (Movimento Internacional de Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia), em Antofagasta, no Chile, agendada para setembro de 2018.
“Não esperávamos porque são pesquisas de todo o Brasil que se reúnem nesse evento e foi uma surpresa quando foi anunciado que o nosso projeto, além de vencer na categoria, também foi o destaque geral do evento”, afirma o estudante João Vitor. “A homenagem na Câmara é o reconhecimento pelo
que nós fazemos pela nossa cidade. O Crato foi discutido em outros lugares por conta dessa nossa iniciativa”.
O projeto começou a ser desenvolvido ainda em 2016 quando venceu uma etapa estadual no Ceará. De acordo com Pedro Lucas, a vida de Carolina de Jesus – escritora que viveu maior parte da vida em favela de São Paulo – tem semelhanças com as experiências dos dois estudantes.
“Falar de uma mulher, negra, pobre, tem muito a ver com a nossa realidade, eu como aluno negro de escola pública, de uma comunidade carente, espelhei-me muito em Carolina de Jesus e foi a partir disso que conseguimos fazer com que ela fosse bem divulgada”, afirma Pedro Lucas.
Autor da proposta de homenagem, o vereador Renan Almeida (REN) expressou o desejo de outros estudantes da rede pública de ensino em Crato possam se espelhar nos alunos João Vitor e Pedro Lucas que representarão o Brasil em evento internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário