sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Estudantes do Centro de Artes da URCA completam seis meses sem aula

Os estudantes se manifestaram nas paredes do Sesi
durante a última passagem do governador pelo Cariri.
FOTO: Antonio Rodrigues
Crato. Os estudantes do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA) completaram seis meses sem aulas, na última semana. São dois cursos paralisados, Teatro e Artes Visuais, desde que o prédio no bairro do Pirajá, em Juazeiro do Norte, foi interditado. Laudos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros constataram o risco de desabamento da estrutura. No dia 31 de outubro, o governador Camilo Santana anunciou a aquisição do antigo prédio do SESI, em Crato, mas até agora segue indefinido quando os alunos voltarão às salas de aula.

Após o anúncio, os alunos se dirigiram até o prédio conhecer o local e foram impedidos de, sequer, usar a energia elétrica de lá. Segundo eles, o guarda disse que não podia estar ninguém ali, pois a compra não tinha sido efetivada. No entanto, no dia 17 de novembro o vice-reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior visitou o local, junto com o corpo técnico, para decidir os detalhes da transferência do campus de Juazeiro do Norte para Crato. Há 10 anos sem funcionar, o Sesi do Crato possui salas de aula, apartamentos, estacionamento, áreas com piscinas, quadras e um auditório.

No dia 21 de novembro, a URCA anunciou que estava fazendo um levantamento para as reformas prioritárias, solicitadas pelo Vice-reitor após a visita. Disse que, inicialmente, os membros da administração dos cursos ocupariam as primeiras salas e que todo o mobiliário seria transferido na mesma semana. Mas, até agora, nada aconteceu.

De acordo com a estudante de Artes Visuais, Anália Lobo, que já está no sétimo semestre, seu desejo é que as aulas voltassem, pois está há muito tempo no curso. No entanto, ela acredita que é importante os alunos continuem lutando por um espaço físico de qualidade. “Estamos há quase 10 anos sem um espaço minimamente adequado. Esperamos que a reitoria e o governador, que já anunciaram em diversos veículos de comunicação que o prédio do SESI nos pertence, façam realmente pertencer”, afirma.

Enquanto o aluno de Artes Visuais, José Aparecido de Lima, afirma que os problemas no Centro de Artes estão desde sua fundação. É a segunda vez que os cursos mudam de prédio, já que, em 2010, o Centro de Artes saiu do Casarão da Rua Matriz, em Barbalha, para Juazeiro do Norte. “A partir daí, tem sido uma luta diária de lugar para funcionar e de fantasias que são postas em nossas cabeças, hora de valores que existe para construção de um prédio fabuloso para nos acomodar, hora desaparece tudo e voltamos à estaca zero”, lamenta.
Em nota, a URCA afirmou que “as melhorias do prédio serão concluídas em 30 dias”. Com isso, a previsão é de que as aulas sejam iniciadas no final do mês de janeiro.              (Com informações do Blog Diário Cariri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário