quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

INSS: cearense leva até 4 meses para ser atendido

Os cearenses que desejam se aposentar por tempo de contribuição levam até quatro meses para serem atendidos nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Estado. De acordo com pesquisa direta, realizada pela reportagem do Diário do Nordeste no dia 15 de janeiro, os contribuintes que tentam marcar atendimento pela internet na agência Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), só têm a opção para o dia 16 de maio deste ano.

Na Capital, das oito unidades do INSS, seis agendavam pela internet um atendimento deste tipo. As agências Centro e Messejana não dispunham de marcação para o serviço desejado e a unidade do bairro Damas só disponibilizava o serviço no dia 22 de março, período mais longo reportado pelo sistema para a cidade de Fortaleza.

Já a agência da Desembargador Moreira, na Aldeota, marcava atendimento um dia após solicitado, ou seja, período mais curto para o contribuinte ser atendido nas unidades da Capital.

Contatado pela reportagem, o INSS não informou até o fechamento desta edição o tempo médio de espera para todos os serviços agendáveis no Estado. Atualmente, o Ceará conta com 89 agências, sendo 81 no Interior e oito em Fortaleza.

Interior
No Interior do Estado, segundo a pesquisa direta, a agência de Quixadá apresentou o período mais longo para ser atendido após a consulta. O agendamento nesta unidade seria realizado no dia 16 de abril.

A simulação levou em consideração as agências nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Jaguaribe, além de Quixadá.

No Crato, o atendimento seria feito no dia seguinte à pesquisa (16 de janeiro), seguido de Itapipoca (17/1), Juazeiro do Norte (26/1). Limoeiro do Norte e Sobral nos dias 21 e 23 de fevereiro, respectivamente. E em Jaguaribe o contribuinte seria atendido no dia 6 de março.

Serviços
Cerca de 27 serviços podem ser agendados atualmente pelo site do INSS. Os principais são "Aposentadoria por Idade Urbana e Rural" e "Aposentadoria por Tempo de Contribuição", mas existem outros como: "Benefício Assistencial do Idoso"; "Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência"; "Pensão"; "Salário Maternidade"; e "Seguro Desemprego do Pescador Artesanal".

Um dos serviços cujo agendamento também podia ser feito online é a "Atualização de Cadastro", mas, desde 2016, essa deixou de ser uma opção para os segurados. Segundo o Instituto, a atualização do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é realizada presencialmente, nas agências, no momento do pedido da aposentadoria ou de qualquer outro benefício.     Fonte: Diário do Nordeste

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