domingo, 11 de fevereiro de 2018

Ceará tem domingo de carnaval chuvoso em 82 cidades

Uma cachoeira se formou no estacionamento de um supermercado na Avenida Padre Cícero, entre Juazeiro e Crato
O domingo de carnaval (11) começou chuvoso em pelo menos 82 cidades do interior do Ceará. Monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que as precipitações aconteceram principalmente nas Regiões do Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns desde 7h de sábado (10) até 7h do domingo.

A maior chuva do período foi em Russas, na Região de Jaguaribe, com 73,8 milímetros.

Na cidade de Juazeiro do Norte a chuva causou transtornos. Um supermercado ficou alagado.

Outras grandes precipitações aconteceram em Araripe (66,0 mm), Altaneira (61 mm), Missão Velha (60 mm), Juazeiro do Norte (56 mm), Caririaçu (54 mm), Crato (52 mm) e Potengi (51 mm). Esse é o balanço atualizado até as 11h50.

A Funceme informou que os foliões terão um carnaval chuvoso em algumas regiões do Ceará. Ao longo dos dias de festa, a influência do sistema meteorológico vai impactar de forma diferente o litoral e interior cearense.

Confira a previsão da Funceme:

Domingo (11): tempo nublado com chuvas em todas as regiões do estado.

Segunda e terça-feira (12 e 13): períodos variando entre sol e eventos de chuva; a Funceme deve detalhar a previsão para esses dias no domingo.

De acordo com o meteorologista da Funceme David Ferran, o litoral do Estado também está propício a chuvas, principalmente durante a madrugada e no início da manhã ao longo do feriadão.

O principal sistema responsável a formação de nuvens e, posteriormente, a ocorrência de chuvas, continua sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Na porção sul do Estado, principalmente no Cariri, há ainda uma leve influência da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que se constitui em uma faixa de nebulosidade que se estende da Amazônia até o Atlântico Sul, orientada no sentido noroeste-sudeste.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Russas (Posto: Peixe) : 73.8 mm
Araripe (Posto: Brejinho) : 66.0 mm
Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 64.4 mm
Altaneira (Posto: Altaneira) : 61.0 mm
Missão Velha (Posto: Missao Velha) : 60.8 mm
Juazeiro Do Norte (Posto: Vila Sao Goncalo) : 56.0 mm
Caririaçu (Posto: Vila Feitosa) : 54.0 mm
Russas (Posto: Capim Grosso) : 54.0 mm
Crato (Posto: Crato) : 52.0 mm
Potengi (Posto: Potengi) : 51.0 mm            Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário