quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Muita cor e diversão em várias cidades do Ceará nesse carnaval

a
A Escola de Samba Unidos do Roçado
de Dentro realizou mais um Carnaval
de muita beleza no Interior do Ceará, com
destaque especial para a participação
das crianças. (Foto: Fábio Oliveira)
O Interior do Ceará teve grandes concentrações de animação, com destaque para Várzea Alegre, no Sul do Estado, que levou à Avenida três agremiações, incluindo a Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd), criada por agricultores há 55 anos. O desfile, na noite de domingo, atraiu cerca de 8 mil pessoas.

Além da Esurd, desfilaram a Mocidade Independente do Sanharol e a Império Cadenciando. Mas sem competição. A pioneira, Esurd, neste ano, coloriu a avenida com "A imaginação de uma criança". Segundo o carnavalesco, Léo Souza, o tema surgiu das próprias crianças que queriam um carnaval diferente, voltado a elas. O presidente da agremiação rural, Francisco das Chagas de Sousa, o Chico Progresso, acredita que a homenagem é válida, pois elas são o futuro da Escola.

Neste ano teve dois estreantes de 12 anos, Daniel Rodrigues e Bárbara Pereira. "Sempre tive vontade de tocar porque tenho muitos amigos que tocam", disse Bárbara.

O carnaval cratense começou na sexta-feira, com cerca de 15 mil foliões no "Desfile das Virgens". A brincadeira de homens vestidos de mulheres surgiu há mais de 40 anos, mas hoje conta com estrutura: palco e dois trios elétricos percorrendo as ruas. A concentração começou às 15h, no bairro Mirandão, e durou mais de 6h.

a
O Crato reuniu as tradições populares,
como reisado e coco e os batuques dos
grupos de afoxé, frevo, maracatu e
bandas cabaçais. (Foto: Antonio Rodrigues)
Além disso, o Crato teve o carnaval de rua, reunindo as tradições populares, como o reisado e o coco, com os batuques dos grupos de afoxé, frevo, maracatu e bandas cabaçais. A brincadeira começou no sábado e terminou ontem, com um grande encontro de tambores na Praça Siqueira Campos.

Camocim, no Litoral Oeste começou seu Carnaval com o tradicional mela-mela, às margens do Rio Coreaú. A irreverência tomou conta da Praça de Eventos Odus. O som dos paredões não deixou ninguém parado. A festa, iniciada na sexta-feira, de 15h às 20h, se estendeu até ontem.

Com público estimado em 60 mil pessoas, durante os quatro dias, o Itarema Folia 2018 contou com muitos foliões que escolheram a Praça Pedra Cheirosa para se divertir. A festa gratuita teve como atrações musicais Solange Almeida, Felipão, Luís Marcelo e Gabriel e Conde do Forró, em uma megaestrutura.

O "Carnaval de Todos", em Granja, no Norte do Estado, atraiu grande público para dançar no espaço de eventos da Av. Beira-Rio, ao lado da histórica Barragem Lima Brandão, com 17 atrações musicais.


A tradição se repetiu no Sertão Central. Em Banabuiú, a nova estratégia para divertir o público, os shows nos fins das tardes, após o encontro dos paredões e do mela-mela, atraiu mais de 30 mil brincantes para o Corredor da Folia em um único dia. E como não tinha água no rio, e nem choveu com intensidade, duchas dos carros-pipa refrescaram a multidão. Em Quixadá, a Praça José de Barros voltou a receber público recorde e a alegria e descontração dos carnavais de outrora. As novidades foram o novo espaço para o Encontro dos Paredões e o mela-mela.        Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário