segunda-feira, 19 de março de 2018

Ceará ganhará plantio de 109 mil mudas


Artur Bruno explicou que serão distribuídas 36 mil mudas na bacia do Jaguaribe, 30 mil na bacia do Pacoti, 43 mil nos parques do Cocó e Botânico ( Foto: Cid Barbosa )

A média de três árvores por habitante está ainda longe de ser atingida em Fortaleza. Segundo texto do Plano Plurianual do Município (PPM), a média atual é de apenas 8m² de área verde por morador, menor do que o mínimo ideal de 12m² e nem metade do desejado de 36m².
Para amenizar essa realidade, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), durante a Festa Anual das Árvores, anunciou o plantio, nos próximos dois anos, de 109 mil mudas. O objetivo é que metade já esteja no solo até o fim do ano. No total, serão distribuídas 36 mil na bacia do Jaguaribe, 30 mil na bacia do Rio Pacoti, 43 mil nos parques do Cocó e Botânico.
Dentro desse pacote estão 10 mil mudas referentes a parceria com o grupo C. Rolim, das 40 mil divididas em quatro anos. Inclusive, um ciclo foi fechado e, na próxima sexta-feira (23), será a prestação de contas. Segundo Maurílio Medeiros, coordenador do projeto de cooperação entre o Estado e o grupo, a pretensão é as próximas 10 mil serem de mangue, na área próxima à Avenida Juarez Barroso.
Da primeira etapa, de março a 2017 até a próxima quarta (21), vão fechar com um pouco mais de 10 mil mudas, tendo distribuídas, conforme Maurílio, 3.400 na barragem do Rio Cocó, 2.237 no Parque do Cocó, cerca de 300 no Parque Adahil Barreto e o restante na localidade próxima à Avenida Juarez Barroso, onde será o evento de sexta-feira.
Viveiros
Para atender à demanda crescente por mudas nativas, a Secretaria ergueu, em Redenção, um novo viveiro, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O lançamento será em abril. Ainda mais um será construído no Parque Adahil Barreto.
Para completar, ao longo deste ano, vão ser revitalizados outros nove viveiros, posicionados nas cidades de Tauá, Cruz, Croatá, General Sampaio, Campos Sales, Ocara, Acopiara e Jardim, em parceria com estes municípios, e outro na sede da APA de Baturité, em Pacoti, com recursos próprios da Secretaria.
"Mas, isso ainda é muito pouco. Nós precisamos que todas as prefeituras e sobretudo a sociedade tenham o hábito de plantar árvores. Por isso, estamos fazendo a campanha com slogan 'adote uma árvore' e homenageando a carnaúba, que é nossa árvore-símbolo, a qual está sendo destruída em determinadas regiões por causa de queimadas e desmatamentos e pela invasão de árvores exóticas, como a 'unha-do-diabo'", destaca Artur Bruno, titular da Sema.
Evento
Durante a cerimônia de abertura da Festa Anual das Árvores, realizada no Parque do Cocó, foi assinado também um Termo de Cooperação Técnica entre a Sema e a Universidade Federal do Ceará (UFC) com a intenção de subsidiar a criação e regularização de uma Unidade de Conservação (UC) na Fazenda Raposa, em Maracanaú, bem como o funcionamento do Banco do Germoplasma no Parque Botânico.
Ainda nessa parceria, serão feitas ações de Educação Ambiental de capacitação de viveiristas, com oficinas para produção de sementes germinadas, em sete polos carnaubeiros. Serão duas oficinas por polo. A primeira, no Parque Botânico.
Homenagem
Durante toda esta semana de campanha, a Carnaúba será homenageada com entrega de sementes germinadas para a população. Para reforçar seu plantio, de forma simbólica, foram plantadas já seis mudas no Cocó, para marcar as homenagens à espécie. Além disso, até domingo estará aberto de 8h às 17h a exposição do Memorial da Carnaúba.
Dentro do Centro de Referência do Parque do Cocó, ela acontece com apoio do município de Jaguaruana e o intuito é divulgar toda a versatilidade dessa nossa vegetação nativa. "Criado em 2010, o Memorial vai estar também em exposição na Cagece, de 26 de março a 6 de abril. Após essa data nós vamos tentar novas datas itinerantes. Mas, dentro de Jaguaruana tem uma reserva de carnaubal, onde tem o museu, que é o primeiro Memorial da Carnaúba do mundo", destaca Afro Negrão Júnior, presidente do Memorial Carnaúba.
Outra opção sobre o assunto é conferir a mostra "Carnaúba - Árvore da vida", que conta a história da planta, os seus usos e o papel no desenvolvimento do Ceará desde a década de 1940. Ela está localizada dentro do Museu da Indústria e é aberta ao público gratuitamente, de terça a domingo, no Centro.
Durante a Festa Anual das Árvores, que segue até 25 de março, haverá palestras, distribuição de mudas, oficinas educativas, seminários, apresentações artísticos-culturais, trilhas, caminhadas ecológicas, entre outras atividades. A programação não é restrita a Fortaleza. Ocorre em 110 municípios e 21 UCs Estaduais. O encerramento será no domingo (25), no Parque Estadual Botânico, a partir das 7h, com a "Corrida pela Natureza", em sua terceira edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário