segunda-feira, 19 de março de 2018

Dia de São José é comemorado com cavalgada e missa na região Norte

Sobral- A centenária Paróquia de São José do Bairro Sumaré, na periferia de Sobral, reuniu grande número de fiéis para o encerramento das festividades do seu padroeiro, nessa segunda-feira, dia 19. Iniciadas no último dia 8, com o tema “Cristãos Leigos e Leigas, Sujeitos na Igreja em Saída, a Serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, a comunidade participou de uma série de atividades, como a celebração do Ofício Divino das Comunidades, moto carreata, bênção do Santíssimo Sacramento, missas, confissões, apresentações culturais, shows e o funcionamento de barracas com comidas típicas.
A comunidade também participou de rifas e do tradicional leilão que angariou fundos para a reforma da igreja. Ao longo do Dia de São José, o encerramento das festividades foi marcado por missas e a procissão, que saiu da Igreja Matriz, passando pelos bairros Padre Palhano e Dom José I e II, retornando à Igreja Matriz.

Dedicação
Uma das pessoas mais empolgadas em participar das atividades foi Eloy Gameleira (55), que desde muito jovem tem se dedicado aos trabalhos da paróquia. Para ele, ano após ano, a comunidade tem recebido cada vez mais fiéis, em um trabalho que não para de crescer. “Eu nasci e me criei aqui no Bairro, acompanhando as festividades do nosso padroeiro. Minha fé me leva a crer que existe uma relação direta do nosso Santo com o período de chuvas. Todos os anos venho agradecer pelo inverno. Este ano, não poderia ser diferente”, disse, enquanto acompanhava uma das missas realizadas na paróquia que, primeiramente, abrigou uma pequena capela em honra a São Miguel Arcanjo. A estrutura foi derrubada para dar lugar, em 1945, à nova capela em homenagem ao Santo. O presente foi dado aos moradores do Sumaré pelo comendador José Modesto e sua esposa Maria Dolores, personagens relevantes da antiga história de Sobral. A capela de São José do Sumaré foi construída em terreno doado.

Reformas
Inaugurada em 1947, com uma missa celebrada pelo então Bispo Diocesano, Dom José Tupinambá da Frota, a Paróquia de São José está passando por uma reestruturação no seu funcionamento pastoral, missionário, administrativo e patrimonial. Criada há 4 anos, após ter sido desmembrada da Paróquia do Patrocínio, a Paróquia de São José também abrange algumas localidades de Sobral. As festividades servem também para a manutenção e reformas do prédio. “fiéis de outros bairros e até outros municípios ajudam nessa grande obra. Recentemente, toda a parte interna ganhou nova pintura e, logo após as chuvas abençoadas pelo nosso Padroeiro, iniciaremos a pintura externa do prédio. Este ano, só temos a agradecer pelas graças alcançadas e pela chuva que tem mudado o cenário da nossa região”, disse José da Silva Sousa, líder comunitário e devoto do Santo.

Cavalgada
No município de Granja, também na região Norte, a movimentação de cavaleiros e amazonas, nesse domingo (18), foi grande em um ponto do bairro São Raimundo, onde a concentração foi realizada. Antes do trotar dos cavalos por ruas e avenidas, o lugar ficou pequeno para acomodar os devotos do Padroeiro e amantes da tradicional cavalgada, que mais uma vez atraiu grande público do município e seu entorno.
De acordo com a organização de um dos maiores festejos a céu aberto da região, há mais de 100 anos, a festividade tem reunido participantes de 20 municípios vizinhos, representados por quase mil cavaleiros, num trajeto que incluiu passagens por locais históricos como o Cemitério São João, casarões do início do século XIX, a antiga Estação Ferroviária, além da Câmara Municipal e do Mercado Público, onde os participantes são saudados por quem acompanha de perto a cavalgada.
Leilão
“É uma alegria só, ver o quanto essa tradição, que tem sido passada de pai para filho, continua viva”, afirma Renato Barbosa, morador de Martinópole, a poucos quilômetros dali. Após o passeio, onde os cavaleiros foram saudados com água benta, em frente à Igreja Matriz de São José, a comunidade católica se reuniu para a missa aberta, que encerrou os festejos com a realização do leilão anual de animais. As apostas se concentraram no arremate de garrotes, ovelhas e cabras. Os mais empolgados se entregaram aos apelos do também tradicional forró, que embalou a noite de Granja.
Colabore com mo Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 96594083.

Nenhum comentário:

Postar um comentário