terça-feira, 20 de março de 2018

Semana da Água e da Árvore tem início nesta terça, no município do Crato


A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial e do Núcleo de Educação Ambiental, inicia nesta terça, a Semana da Água e da Árvore realizando. O evento acontece no período de 20 a 24 de março, com a campanha: Festa anual das árvores, Plano de Trabalho da Semana da Água e da Árvore. 

Com o intuito de multiplicar ensinamentos ambientais através da educação ambiental formal e informal, de forma a defender a manutenção da água, das nascentes e dos mananciais, a semana pretende com a realização de ações educativas contemplando o tema água e árvore no município do Crato, debater a importância, a preservação, conservação e manutenção das florestas e dos recursos hídricos para todos os ecossistemas e vida humana. 

De acordo com a Educadora Ambiental, Alciene Saraiva, uma das maiores preocupações para que a água não se torne escassa nas cidades é a manutenção da vegetação nativa nas nascentes e margens dos rios. “O desmatamento incontrolado e desvairado está causando a desertificação e levará fatalmente ao desabastecimento de água e a formação de solo improdutivo, principalmente para a produção de alimentos”, comenta.

Durante o evento, a APAE estará recendo mudas de plantas e oficinas de educação ambiental para a fabricação de coletores de resíduos e conscientização da coleta de óleo de cozinha; e terá ainda a realização da Feira Sustentável Cultural, que aborda a dimensão ambiental educativa nas atividades produtivas ligadas ao comércio, agricultura, indústria e turismo.

Terá também visita ao Parque Estadual Sítio Fundão, juntamente com a comunidade escolar, para conhecer o nível de suas potencialidades, formas sustentáveis e nível de degradação do ecossistema; a realização das oficinas produção de húmus e criação de minhocas; e confecção e lançamento de bombas de sementes naquela localidade; a realização da inauguração do viveiro de mudas do Projeto Soldadinho-do-Araripe ampliando os canais de comunicação e participação popular; além de promover educação ambiental através de roda de conversa, distribuição de mudas de plantas e atividades lúdicas ambientalistas, juntamente com as crianças da casa de acolhimento; palestra sobre desmatamento, queimadas e preservação das matas ciliares com a participação da Comunidade do Sitio Belo Horizonte, em prol de estimular as pessoas a adotarem uma árvore; e visita com distribuição de mudas ao abrigo de idosos fazendo a inclusão social e ambiental com o abraço ecológico em idosos do Abrigo Jesus, Maria e José.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 20/03/2018 - Terça-feira

Horário: 9h

Atividade: Oficina de vídeos e roda de conversa sobre Sistema Educativo de 

Coleta Seletiva de Resíduos e Óleo de Cozinha.

Público: Usuários da APAE

Local: Auditório da APAE

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT), Secretaria Municipal de Educação (SME), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Organização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT).

Horário: 14h

Atividade: Feira Sustentável (os discentes das escolas municipais convidadas deverão levar materiais recicláveis para trocar por lanche).

Público: Discentes das escolas municipais: Escola 08 de Março, Escola 18 de Maio, Escola São Francisco, Escola Gonzaga Mota, Escola Círculo Operário, Colégio Municipal Pedro Felício, Escola Professor José do Vale e Liceu Diocesano de Artes e Ofícios.

Local: RFFSA

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT), Maria Isabel de Souza Bezerra (Projeto Cultura Sustentável), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Universidade Regional do Cariri (URCA).

Organização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT).

Dia 21/03/2018 - Quarta-feira 

Horário: 7h

Atividade: Visita a Unidade de Conservação Estadual e realização das seguintes oficinas: Produção de húmus e criação de minhocas; e confecção e lançamento de bombas de sementes.

Público: Educandos das escolas municipais: Escola Álvaro Madeira, Escola Maria Yara de Brito Gonçalves (CAIC), Escola Paulo Lima Verde, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS).

Local: Parque Estadual Sítio Fundão. 

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT), Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Crato (IFCE), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Organização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT).

Horário: 15h

Atividade: Inauguração do viveiro do Projeto Soldadinho-do-Araripe.

Público: Instituições públicas no âmbito municipal, estadual e federal, organizações da sociedade civil com atuação na área ambiental, dentre outras.

Local: Instituto Cultural do Cariri (ICC).

Responsável: Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS).

Organização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT).

Dia 23/03/2018 - Sexta-feira

Horário: 19h

Atividade: Palestra sobre desmatamento, queimadas e preservação das matas ciliares. 

Público: Comunidade do Sitio Belo Horizonte

Local: Sede da Associação Comunitária

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT) e Associação Comunitária do Sitio Belo Horizonte.

Organização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT).

Dia 24/03/2018 - Sábado

Horário: 09h

Atividade: Visita ao abrigo de idosos (abraço ecológico) 

Público: Idosos do Abrigo Jesus, Maria e José

Local: Abrigo Jesus, Maria e José

Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT) e Abrigo de Idoso Jesus, Maria e José.

Organização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário