terça-feira, 24 de abril de 2018

Igrejas no Cariri contam com internet para transmitir missas

Cresce o número de paróquias e igrejas evangélicas que
transmitem pela internet. (Foto: Reprodução)
Nas noites de domingo, Clarissa Botelho cumpre um ritual: liga o celular ou o tablet em Campos Novos, interior de Santa Catarina, e passa a assistir as missas celebradas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. Hábito semelhante é feito por Maria Quitéria, que mora em União dos Palmares (AL) e acompanha todos os dias as missas transmitidas pela Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.

Cada vez mais, igrejas católicas e evangélicas da região do Cariri fazem uso da tecnologia para transmitir suas mensagens. Os locais de celebração chegam a ser modificados. Na basílica juazeirense, uma cabine foi construída como central de transmissão das celebrações que ocorrem diariamente e são veiculadas em redes sociais como Facebook e YouTube. Câmeras com o potencial de captar imagens de qualquer ângulo foram adquiridas.

“Não podemos negar uma realidade na qual estamos inseridos que é o poder da mídia, das redes sociais, que hoje têm um grande alcance”, afirma o padre Cícero José, pároco da Basílica. “Nós queremos, com a transmissão, levar a mensagem de centralidade que é Jesus Cristo e compartilhar aquilo que é bom e belo. Fazer chegar às nossas famílias, nos locais de trabalho e lugares mais longínquos essa verdade que é Jesus Cristo”.

De acordo com o sacerdote, a participação da missa pela internet não pode substituir os encontros comunitários presenciais mesmo aproximando os fiéis da basílica. Ele conta que geralmente as pessoas acompanham as celebrações pela internet sozinhas, enquanto “a fé é chamada a ser expressa em comunidade”.

“O que é cômodo está sendo o mais fácil e se nós não tivermos cuidado, vamos cair no perigo do comodismo e de não gerar participação na comunidade. Se eu me acomodo porque eu tenho a transmissão disponível nesses canais, eu posso deixar de participar na comunidade”, diz o padre.

Clarissa concorda com a opinião do sacerdote, de que a missa presencial possui maior importância, porém ressalta aspectos positivos do uso da tecnologia pelas igrejas. “Acho que dinamiza, facilita, divulga também o evangelho, porque têm vezes que eu não consigo participar, mas ela fica lá, salva, e eu assisto. Facilita ao cristão ter acesso”.

A romeira Maria Quitéria participa da missa aos domingos, em Alagoas, e assiste as celebrações da Basílica de Juazeiro. Questionada se enxerga diferenças entre as celebrações, ela responde: “Se for pecado, Deus me perdoe, mas eu acho pela internet melhor. Porque a gente fica mais concentrada 100% do que estar naquela multidão. Eu sou um pouco depressiva, faço tratamento e não me sinto bem em tumulto, mesmo sendo de irmão com irmão, porque eu tenho síndrome de pânico e não me sinto muito bem.”

Levantamento feito pelo Jornal do Cariri constatou que 35 das 57 paróquias da Diocese de Crato possuem alguma forma de comunicação com os fiéis pela internet. As plataformas mais utilizadas são as redes sociais, como Facebook e o aplicativo de fotos Instagram.

Igrejas evangélicas, como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, transmitem momentos de formação que ocorrem nos Estados Unidos para fiéis do Cariri. Um canal do YouTube recentemente criado – TV Evangélica do Cariri – passou a transmitir cultos de denominação batista na região.  Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário