sexta-feira, 20 de abril de 2018

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato promove cursos objetivando geração de emprego e renda


A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mestre Dedé de Luna Muriti, vem desenvolvendo um trabalho junto aos moradores do Conjunto habitacional Monsenhor Montenegro, do Programa Minha Casa Minha Vida.

Esse trabalho consiste em assistir essas pessoas, auxiliando-as com o apoio necessário para a promoção da qualidade de vida, bem como, no desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Ontem, quinta-feira, 19, a gestora da SMTDS, Edvânia Gonçalves, esteve presente no equipamento para conversar com as participantes dos cursos de manicure e cabelereiro que estão acontecendo lá. Edvânia fez questão de conversar com as mulheres presentes, ouvindo opiniões e falando o quão importante são esses cursos, que podem gerar emprego, renda, autoestima e consequentemente melhorias para a vida. “É um trabalho de muita responsabilidade e afeto, buscamos promover formações para que as famílias se desenvolvam, se fortaleçam e tenham seus direitos garantidos”, pontuou.

A coordenadora do CRAS Muriti, Leydianne Meneses, ressalta que o trabalho desses equipamentos objetiva promover direitos sócio assistenciais aos assistidos. “O nosso foco de atuação é a busca pela superação das desigualdades sociais e a promoção da vida”, explicou. 

A assistente social do Programa Minha Casa Minha Vida, Renata Leite, esclareceu que os cursos oferecidos nos CRAS e na SMTDS para a comunidade são excelentes oportunidades de constituir um ofício garantindo conhecimento para gerar renda. “Os cursos oferecidos são ministrados por professores especializados, são disponibilizados material didático e kits para o início do trabalho. Temos exemplos maravilhosos de pessoas que através das capacitações puderam melhorar a qualidade de vida de forma significativa”, disse.

Renata também ressaltou que são cerca de 20 a 25 mulheres em cada turma, e no momento, estão sendo oferecidos cursos de salgados, cabelereiro e manicure, lembrando que quando essas mulheres estão em sala de aula, seus filhos também estão no equipamento participando de atividades lúdicas educacionais e recebendo alimentação.

Nilda Brito, uma das alunas da turma de manicure, falou sobre seu encantamento com o curso. “Só tenho a agradecer a SMTDS e ao CRAS, estou simplesmente amando os ensinamentos, sei que posso aprender cada vez mais, garantir uma profissão e melhorar minha vida”, destacou.

Os CRAS são unidades de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que objetivam prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nas localidades, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário