segunda-feira, 21 de maio de 2018

Campanha de vacinação contra a febre aftosa espera imunizar mais de 95% do rebanho de bovinos e bubalinos no Crato


Está sendo realizada neste mês de maio a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha, que pretende imunizar cerca de 2,5 milhões de bovinos no Ceará segue até o dia 2 de junho. A meta é vacinar acima de 90% de todo o rebanho de bovinos e bubalinos e atingir acima de 80% das propriedades.

O assessor técnico do escritório regional da Ematerce no Crato, Rosefran Lins, orienta os produtores rurais sobre quais animais devem ser vacinados e destaca que caso o criador necessite de ajuda para a aplicação da vacina, ele pode procurar o órgão...


Na última campanha, promovida em novembro de 2017, o Crato atingiu aproximadamente 95% de imunização do seu rebanho. A expectativa para esta edição é de que os números se repitam ou até venham a ser superados no município.

Os produtores, depois de aplicar a vacina no seu rebanho, devem registrar a declaração. Para isso, precisam se dirigir a qualquer núcleo da Adagri ou da Ematerce, atuantes em diversos locais do Estado, ou ainda nas prefeituras conveniadas. Só assim, completa-se o dever de imunizar seu rebanho.

Durante a declaração de vacinação é feita atualização do rebanho, do produtor e das propriedades.

A projeção é que a partir 2020, o Ceará já seja considerado zona livre de aftosa sem a necessidade de vacinação.

Neste mês de maio, o Brasil recebe em Paris o certificado de zona livre de febre aftosa com vacinação, outorgado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), durante a realização de sua 86ª assembleia geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário