segunda-feira, 21 de maio de 2018

Cariri recebe equipamento mais moderno do Ceará para prevenção do câncer

Cariri recebe equipamento mais moderno
do Ceará para prevenção do câncer. (Foto: Reprodução)
Hospital Santo Antônio (HSA), em Barbalha, receberá um dos mais modernos equipamentos do país no serviço de Medicina Nuclear, para auxiliar o médico no diagnóstico precoce e tratamento do câncer. O município será o primeiro a ofertar o exame pelo sistema público e filantrópico do Ceará. Atualmente, as pessoas da região, precisam se deslocar para Fortaleza e pagar pelo exame, que custa 6 mil reais.

O PET/CT, permite uma avaliação simultânea de todas as partes do corpo, o que possibilita identificar de forma mais precisa a localização de tumores, e com uma brevidade de até 6 meses. Por isso, esse exame de imagem é mais vantajoso que outros mais comuns como, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, por exemplo.

Além disso, é possível avaliar se a doença, apesar de tratada, ainda possui alguma atividade, o que pode ajudar a determinar os melhores tratamentos a serem oferecidos ao paciente. E ainda, através desse aparelho, pode ser detectado se as artérias do coração estão entupidas, sem a necessidade de cirurgia.

De acordo com o médico nuclear e um dos diretores do HSA, Guilherme Sampaio, com essas características, o aparelho será o primeiro do Nordeste.

O valor do equipamento é de aproximadamente 6 milhões e está em processo de licitação. A expectativa da direção do HSA é que as pessoas possam ter acesso a esse exame no primeiro semestre do próximo ano.

Até lá, a área de Medicina Nuclear do hospital passará por reforma, necessária para a instalação do equipamento. Inicialmente, o serviço será disponibilizado para a Região do Cariri, e posteriormente, para todo o Estado.       Fonte: Portal Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário