sábado, 26 de maio de 2018

Número de mortes por influenza chega a 53 no Ceará

No Ceará, o número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus da influenza cresceu 35% em uma semana. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria da Saúde (Sesa), há 53 óbitos confirmados (42 por H1N1) e outros oito em investigação. São 337 casos registrados e 156 em análise. No penúltimo relatório, semana passada, constavam 39 mortes confirmadas e 19 em apuração.

No entanto, a Sesa esclareceu que não houve novo registro de óbito esta semana e que a última morte aconteceu na semana entre 29 de abril e 5 de maio.

A uma semana do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação, com 82,39% da população prioritária imunizada, o Estado deve, agora, concentrar esforços para buscar aqueles do grupo prioritário que, por alguma razão, ainda não tomaram a imunização. Mesmo assim, a Sesa espera cumprir no dia 1º de junho a meta de 90% de cobertura.

Segundo a coordenadora estadual de imunização, Ana Vilma Leite, a recomendação é de que os municípios utilizem os agentes comunitários de saúde para ir às casas das pessoas concluir a vacinação do grupo prioritário (crianças até cinco anos, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e professores). “Tem vacina em todos os municípios”, garantiu.

Ela afirma ainda que, atualmente, 57 municípios cearenses estão com cobertura igual ou maior que 90%. Ao mesmo tempo em que 104 municípios estão com cobertura igual ou maior que 70% e menor que 90% e 23 estão abaixo de 70%.

“Não vai sobrar vacina. Não vamos receber (do Ministério da Saúde) cota extra”, assegurou. No entanto, ela acredita que, imunizando o grupo mais suscetível a contrair a doença, “acaba a circulação do vírus e, consequentemente, as pessoas que não tomaram a vacina também são protegidas”.              Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário